Passos da Técnica:
Uma obturação insatisfatória feita com guta-percha pode ser facilmente removida rotacionando uma, duas ou se possível até três pequenas limas Hedström ao redor da obturação e tracionando-a.
O principal método para remover um segmento de lima quebrado utiliza o microscópio em conjunto com instrumentos ultra-sônicos idealmente projetados, como as pontas de inserção ProUltra Endo (Dentsply Sirona Endodontics) (Figura 4).
Determinar o Comprimento Real do Dente, fazer o esvaziamento de todo o canal radicular (CTes = CRD) e depois determinar o Comprimento de trabalho (CT=CRD-1mm) e realizar o preparo apical com instrumentos de aço ou níquel-titânio, utilizando uma solução de hipoclorito de sódio.
Uso de Eucaliptol Indicações de EucaliptolMedicação analgésica, antitérmica, expectorante, fluidificante e anti-séptica das diversas afecções do trato respiratório, tais como: asma brônquica, bronquites, faringites, amigdalites e tratamento sintomático das gripes e resfriados.
Tenha em mente o seguinte. Se o dente estiver “sem problema”, não mexa. Se precisar retratar o canal (lesão periapical que persiste, presença de fístula…), retrate. Você não vai conseguir remover o cimento extravasado, mas retrate, não faça cirurgia parendodôntica.
O cimento endodôntico é um material em estado plástico que auxilia na obturação do canal radicular, pois tem o objetivo de preencher e selar o espaço entre os cones de guta-percha e entre estes e as paredes dentinárias.
A resina vegetal guta-percha é um material que, nos dias atuais, é amplamente utilizado para os mais variados fins na Odontologia, notadamente como material obturador dos canais radiculares, associada a outras substâncias.
FISHER (1927) enfatizou que um material obturador ideal de canais radiculares deveria preencher os seguintes requisitos: selar hermeticamente o canal radicular; não ser irritante aos tecidos; não sofrer alteração dimensiona/após o endurecimento; ser passível de esterilização; ser insolúvel e impermeável aos fluídos ...
A resina de dissalicilato é a mais bem tolerada pelos tecidos. Esses cimentos ainda possuem hidróxido de Cálcio em sua composição, que faz com que o material promova rápida reparação dos tecidos.. Um dos cimentos mais conhecidos para essa técnica é Sealapex e o MTA-Fillapex.
O cimento biocerâmico é composto de silicatos tricálcicos e dicálcicos, fosfatos de cálcio, hidróxido de cálcio e óxido de zircónio como radiopacificador. Os materiais compostos de biocerâmica foram introduzidos na Odontologia como cimentos reparadores de raízes e obturadores de canais radiculares.
Manipulação: Recomenda-se que o Cimento Endodôntico Sealer 26, com Hidróxido de Cálcio, seja manipulado sobre uma placa de vidro fina. Comuma espátula apropriada, incorpora-se o pó à resina até a obtenção de uma mistura lisa e homogênea.
O que leva um dente a precisar de tratamento de canal?
Sintomas a serem observados