Auxílio no tratamento de doenças: o consumo de maria-pretinha pode colaborar com o tratamento de asma, amigdalite, anemia, cirrose, cólicas, diarreia, escorbuto (deficiência de vitamina C), gastrite, meningite, malária, úlcera gástrica, terror noturno, excitação nervosa, afecção urinária, gastralgia (dor nervosa ou ...
As frutas são comestíveis, DESDE QUE MADURAS, nunca verdes. Verdes são amargas, ricas em alcalóides e portanto, venenosas. A Maria Pretinha é uma planta fácil de identificar. Contudo, em algumas localidades, pode ser confundida com a erva-moura, Solanum nigrum, e com a Solanum ptycanthum, ambas espécies similares.
Como fazer chá de maria pretinha
O chá é usado para aliviar nervosismo, cólicas, reumatismo, artrite, nevralgia, ferimentos, afecções das vias urinárias, espasmos na bexiga, dores musculares, no estômago, articulações e na coluna, psoríase, eczema, úlceras, contusões, hidropsia; além de ser um ótimo vermífugo natural.
A erva-moura pode ser utilizada externamente como banhos, compressas, cataplasmas ou emplastros. Ela tem uma boa atividade como cicatrizante em casos de feridas, queimaduras, furúnculos e espinhas.
Planta invasora bastante freqüente, infestando lavouras anuais e perenes, pomares, cafezais, jardins e terrenos baldios. Seus frutos, ao serem enterradas profundamente no solo, podem permanecer dormentes durante anos. Seus frutinhos são considerados tóxicos.
O dermatologista Paulo Cunha, vice-presidente da Internacional Society of Dermatology e chefe do departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, conta que o melhor remédio caseiro para furúnculo é a pomada a base de Ictiol.
Muitos vezes a maria-pretinha cresce espontaneamente, por isso, para plantá-la, na fé: apenas pegue uns frutinhos, cubra-os com uma boa porção de terra fértil, regue e aguarde. Saia observando nas ruas e terrenos baldios por frutinhos para poder plantar a sua maria-pretinha.
Você vai precisar de meia xícara, de maria, pretinha, a mesma quantidade de açúcar e o suco de um limão. Bom, ingrediente em mãos, vou dar trabalho pro Daniel. Então, vamos pegar a Maria pretinha fubinho baixo, não vai deixando fogo alto não aqui mais ou menos.
A planta também cura espasmos, úlceras e inflamações, e tem propriedades para reduzir o colesterol e os açúcares no sangue. As sementes e cascas são utilizadas para tratar problemas circulatórios.
Por ter efeito expectorante, a erva-de-santa-maria é ótima para tratar rinites, gripes, resfriados, sinusites e até mesmo asma a longo prazo. O ideal, neste caso, é preparar um chazinho com a erva para eliminar o muco e o catarro com mais facilidade.
✓ TÓPICO: ✓ Compressa: 3g (1 colher de sopa = +/- 5folhas) em 150mL de água (xícara de chá). Abafar por 15 minutos, coar e aplicar compressa na região afetada 3x ao dia. ✓ Precauções de uso: ✓ Por falta de maiores estudos, é desaconselhado para gestantes.
O Saião é uma planta medicinal, também conhecida como coirama, folha-da-fortuna, folha-da-costa ou orelha-de-monge, muito utilizada no tratamento de alterações estomacais, como indigestão ou dor de estômago, tendo também efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, anti-hipertensivo e cicatrizante.
Euphorbia hirta possui benefícios medicinais, ela pode ser usada no tratamento de asma, bronquite, enfisema, tosse nervosa, catarro, febre do feno e disenteria amébica. Seu uso externo é indicado para queimaduras e também verrugas. Todas as partes dessa planta podem ser usadas, além do seu suco.
Mas se quiser pode cultivar em meia sombra, mas neste caso deve ter muita luminosidade. E é importante manter em um local bem arejado. Mas para melhores resultados, exponha ao sol ameno da manhã por alguns dias! A temperatura ideal para o cultivo da suculenta erva de santa luzia é entre 11°C e 32°C.
7 benefícios da erva-botão
Ainda, na aterosclerose, mais uma pesquisa Nigeriana (18) demonstrou que o uso de erva-de-touro melhora os índice de colesterol HDL (que é conhecido como o colesterol bom), reduzindo os riscos de doença coronariana, de infarto, de AVC e trombose, além de contribuir positivamente no controle do colesterol e do peso.
Atualmente, Tribulus terrestris tem sido usado como suplemento alimentar natural para aumentar os níveis de testosterona, ganho de massa muscular e força.
O chá de vassourinha de botão é indicado para o tratamento de asma, diabete, hemorroidas, varizes.
A raiz é utilizada como vomitiva, contra diarreia de crianças, expectorante em catarro, fleumagoga (elimina líquido que acumula no pulmão), problemas da barriga, cólica menstrual, disenteria, desarranjo e como abortiva [5]. Nas raízes da planta foi identificada a propriedade expectorante.
Modo de uso da vassourinha-doce Chá para tosse: Colocar 10 g de vassourinha-doce em 500 ml de água e deixar ferver por 10 minutos. Depois deixar amornar, coar e beber 3 a 4 xícaras por dia.
O chá de vassourinha-doce é um ótimo remédio natural para asma devido às suas propriedades expectorantes. Adicionar a vassourinha-doce na água e deixar ferver por 10 minutos. A seguir, deixar amornar, coar e beber 3 a 4 xícaras por dia.
Como controlar? Segundo o Guia de Herbicidas, são registrados para o controle de vassourinha-de-botão apenas os herbicidas 2,4-D + picloram e glufosinate. Já, de acordo com o Agrofit podem ser utilizados os herbicidas: glufosinate, imazapyr, 2,4-D + picloram e diuron + hexazinone.
Camapu é uma planta medicinal que serve para tratar doenças neurodegenerativas, diminuir o colesterol e fortalecer a imunidade. ... Além de ser usado para tratar doenças neurodegenerativas e regenerar os neurônios, a planta possui substâncias que ajudam a diminuir o colesterol, controlando os níveis de HDL e LDL.
50 gramas das folhas de camapu; 1 litro de água....Modo de preparo:
Auxilia na prevenção de gripe, no tratamento de cãibras e males do trato urinário. A infusão de suas folhas, em banhos de imersão, atua como um excelente relaxante muscular, ajudando a aliviar dores no corpo. A casca da árvore, em forma de chá, auxilia no tratamento de problemas como cistite e uretrite.
Como comer camapu
Utilização do Camapu Ele pode ser ingerido in natura e em preparações de doces finos, sorvetes, bolos, mousses, em saladas adoçadas com mel e picolés, além de fazer parte de cardápio de restaurantes requintados, pois a fruta é muito bela, sendo muito utilizada na ornamentação de pratos.
Segundo a nutricionista Luiza Christmann, seis physalis possuem o mesmo valor nutricional de uma laranja. “Podemos consumir em média 200 gramas por dia, isso equivale 12 frutinhas.”