Pré-socráticos: tentam entender a origem e transformações da natureza e no ser, Também buscavam nos elementos natureza as respostas do mundo já o pensamento mítico, é uma verdade que não obedece a lógica empírica nem científica, portanto é uma verdade intuitiva que não necessita de provas, porque está muito mais ligada ...
É um período da filosofia que antecedeu Sócrates, antes de Sócrates a filosofia era voltada pra questões sobre o mundo físico, os filósofos pré-socráticos romperam com os mitos dando explicações racionais sobre a realidade.
Para os propósitos de nosso estudo, logos significa simplesmente razão. Os mitos nascem pelo medo ao desconhecido. O ser humano, não sabendo explicar a origem da vida e do mundo, cria o mito.
O primeiro período da Filosofia grega é denominado como Pré-Socrático (pois seus representantes fizeram uma Filosofia diferente da que foi feita por Sócrates, quase 200 anos depois de Tales de Mileto) ou Cosmológico (pois eles fizeram um tipo de cosmologia, que é uma maneira racional de entender a origem do Universo — ...
Temos como principais características do período pré-socrático o fato de que esses filósofos buscavam entender a physis, isto é essência das coisas, da natureza. Eles se questionavam sobre a origem do universo, do homem e de todas as coisas.
Todos esses filósofos buscavam provar a origem do mundo por meio dos elementos básicos e naturais encontrados na natureza, dentre eles pode-se citar: água, terra, fogo e ar. O que marcou uma das primeiras formas de uso da razão.
O principal objetivo destes filósofos e sua corrente era entender o universo e os fenômenos da natureza, a partir dos elementos que a própria natureza nos dava a conhecer, eliminando assim a necessidade de recorrer a explicações sobrenaturais.
O principal objetivo de Sócrates foi provar que toda reflexão tem o significado de conhecimento da verdade, já que o mesmo entendia que o homem era composto por espírito e corpo e que o ser humano deveria voltar-se si mesmo para adquirir autoconhecimento.
Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome pois são os filósofos que antecederam Sócrates. Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo.
O problema investigado pelos pré-socráticos era a substância primeira da qual deriva todas as coisas, a arqué. ... Para Demócrito, a arché era o átomo. Para Pitágoras, a arché era os números. E outros pré-socráticos tiveram outras opiniões diferentes sobre a arché.
A principal preocupação dos filósofos pré-socráticos era entender os processos pelo estudo da própria natureza. O que demonstra uma característica evidente dos pré-socráticos, visto que eles buscavam chegar ao conceito da origem do mundo por meio de fenômenos naturais.
Os pré-socráticos são importantes, pois foram os primeiros a querer entender as coisas para alem da visão mitológica. Os filósofos pré-socráticos buscaram conhecer a origem da Arché, cada um desenvolvia uma teoria para a origem da vida e das coisas. ... Cada um foi criando sua teoria sobre a formação do universo e do ser.
Os pré-socráticos eram estudiosos da physis (a natureza), aquilo que é natural, que ia em contraposição ao sobrenaturalismo vigente. ... Água, Ápeiron e Arithmós. O primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
Índice
Os Pré-Socráticos
As principais escolas filosóficas foram: jônica, aristotélica, pré-socrática, sofista, socrática, pós-socrática, itálica, academia de Platão, liceu de Aristóteles, entre outras. A mais conhecida é a Academia de Platão que foi uma escola que Platão fundou em 387 a. C.
As principais escolas do helenismo podem ser assim identificadas:
Escolas helenísticas
A Escola Estoica foi fundada em Atenas, em 300 a.C., por Zenão de Cítio (344-262 a.C.), e desenvolvida por Cleantes (330-232 a.C.) e Crisipo (280-206 a.C.). Em Roma, os principais representantes do estoicismo foram Sêneca (4 a.C.-65d. C.), Epicteto (60-138) e o imperador Marco Aurélio (121-180).