Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!
Conforme a norma NBR 5410 – instalações elétricas de baixa tensão, as instalações elétricas devem obedecer um dos 3 esquemas básicos (e suas derivações) citados acima, que são os tipos de aterramento TT, TN e IT. S – proteção e neutro (PE) por condutores devidamente separados.
Conexão do condutor de proteção no condutor neutro. Com esquema de aterramento TN-C-S o condutor de proteção e combinado com o neutro (PEN), então não vai ser preciso passar o condutor de proteção até o quadro de distribuição. O condutor PEN deve ser derivado para o barramento de aterramento no QDC.
Como cravar a haste: Coloque uma mangueira, sem esguicho, saindo água na entrada desse buraco iniciado e deixe por alguns minutos. Estando umedecida, a terra deverá ficar mais branda e será mais fácil enterrar a haste de cobre. Retire a mangueira e comece a enterrar a haste com as mãos.
O conjunto de aterramento temporário é um dispositivo utilizado para proteção dos eletricistas durante os trabalhos em redes desenergizadas, cuja finalidade é curto-circuitar e aterrar a rede de distribuição de energia elétrica, contra uma eventual energização acidental.
Cravar as hastes no mínimo 70 cm do solo. O cabo de ligação deve ser de cobre com bitola mínima de 2,5mm2. As medições devem ser feitas em dias em que o solo esteja seco, para se obter o maior valor de resistência de terra deste aterramento.
Haste de diâmetro mínimo de 15 mm e ser revestida com cobre na espessura média de 254 micra (alta camada) exigidas pelas normas brasileiras ABNT NBR 5410:2004 - Instalações elétricas de baixa tensão e ABNT NBR - Haste de aterramento aço-cobreada e acessórios.
O aterramento elétrico é a rota de escape para a energia adicional e está incorporado na maioria dos aparelhos elétricos. Na instalação da rede elétrica, um aterramento elétrico descreve um fio ligado diretamente à terra. ... A finalidade do fio é desviar o excesso de corrente elétrica do equipamento, evitando sobrecargas.
Aterramento elétrico: como é feito O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.
Como se aterrar usando técnicas gerais. Aumente a umidade do ambiente. Os locais secos e frios com baixos níveis de umidade geram um maior nível de eletricidade estática. Use um umidificador em casa ou no escritório para chegar a níveis de umidade entre 35 e 50%.
Solte o grampo da haste de aterramento. Insira só o fio condutor. Coloque o grampo novamente e fixe-o. Para conectar a barra de terra ao quadro elétrico do sistema, fure um buraco acima da barra.
Tem que ver se por trás dessa tomada há ligação para fio terra. ...na tomada o fio em geral ele é verde ou branco/verde. essa é o que a padronização fala, mas pode ser que seja outra cor.
O aterramento seria melhor, mas se for só para o computador no seu caso seria melhor um estabilizador daqueles que dispensam o aterrameto (como o do link abaixo) ou então você deve contratar um bom eletricista que tenha formação e seja CAPACITADO para fazer as modificações na sua instalação elétrica.