O sentimento da infância não significa o mesmo que afeição pelas crianças: corresponde à consciência da particularidade infantil, essa particularidade que distingue essencialmente a criança do adulto, mesmo jovem. Essa consciência não existia. ... Esta teria nascido no ambiente familiar, no trato com as crianças pequenas.
A História Social da Infância é uma conquista recente. A análise das relações entre sociedade, infância e escola, teve início na historiografia nacional e internacional apenas a partir do século XIX, precebendo a criança como sujeito histórico e de direitos.
A constituição do conceito infância está na transição dos séculos XVII para XVIII, quando esta passa a ser definida como um período de ingenuidade e fragilidade do ser humano, que deve receber todos os incentivos possíveis por sua fragilidade.
A singularidade/subjetividade se organiza em uma unidade dialética entre o indivíduo e o meio no qual está inserido, através do estabelecimento de relações recíprocas, expressando-se das mais variadas formas.
O melhor exemplo de singularidade é o amor, que não exige posse. Na contemporaneidade deve-se privilegiar esta maneira emergente nas relações, para todas as idades da vida, (infância, adolescência, juventude e velhice), a fim de constituir uma sociedade capaz de educar mais humanamente.
É preciso sublinhar que individual não é sinônimo de singular. As singularidades não se tornam homogêneas, não são reduzidas a uma unidade indivisa (indivíduo). Singularidades são “acontecimentos”, isto é, pontos “notáveis” numa multiplicidade, pontos não meramente “ordinários” e “regulares” (generalidades).
Até onde a singularidade é simplesmente ser individual? Quando sua individualidade é singular? Segundo o Google: “trata-se da característica daquilo que é singular: pouco frequente, fora do comum ou extraordinário”. A singularidade, por conseguinte, é a qualidade que distingue algo de outras coisas do mesmo gênero.
O singular e o plural indicam a flexão em número das palavras. O singular indica apenas um ser. O plural indica dois ou mais seres....-ão no singular para -ães no plural: