Em termos de características externas, o corpo do cachorro pode ser dividido em cinco partes: cabeça, pescoço, tronco, membros e cauda. A seguir, vamos abordar, de maneira específica, as duas últimas – afinal, elas são mais do que características dos cães.
Qualquer coisa inofensiva pode se tornar algo maior: uma feridinha no corpo, uma dor de dente ou um caroço sempre merecem a sua atenção. Cuidar de cachorro inclui observar o animal para detectar qualquer mínimo problema que possa evoluir para algo mais grave.
Os cães são quadrúpedes e digitígrados, ou seja, o corpo é sustentado nos quatro membros, eles locomovem-se sobre os dedos e não tocam o chão com os pés e as mãos (popularmente chamados de patas) completos. Eles possuem, ainda, quatro ou cindo dedos nas mãos e quatro nos pés.
Existe apenas uma diferença na forma como os cachorros correm na terra em relação à maneira como eles nadam: apesar de usar as patas dianteiras para dar impulso, embaixo d'água as patas traseiras são levadas para perto do corpo antes de serem estendidas.
Alguns cães resmungam quando estão perto de pessoas ou outros cães para mostrar que não são perigosos. É um rosnado baixo e meio rouco indicando satisfação e prazer quando são acariciados. Pode ser usado como alerta, pedido de atenção ou demonstração de excitação.
Linguagem canina: abanar o rabo
Se o seu cachorro rosna quando, ao se aproximar, há comida pelo meio o animal tem um problema de proteção de recursos. Através do rosnado estará nos alertando para não nos aproximarmos do alimento, caso contrário pode chegar a morder. O cachorro guarda o seu alimento como instinto básico de sobrevivência.
Tente mostrar a ele que não há problema em você chegar perto da comida. Dar um petisco gostoso quando você se aproxima da comida é uma boa forma de (des) incentivar o rosnado. Faça isso gradativamente, e seu cãozinho vai adorar que você passe perto da comida dele e irá parar de rosnar!!
Para colocar fim ao costume, Rossi aconselha o uso de brinquedos. Sempre que o filhote começar a latir, rosnar ou morder deve ser ignorado. Em outros momentos, a pessoa pode jogar um brinquedo para ele buscar e elogiar o trabalho do cão.
Se o seu pet já demonstra comportamentos agressivos, a primeira coisa a se fazer é procurar um veterinário. Isso porque somente um especialista será capaz de descartar a possibilidade de doenças que possam estar provocando mudanças no comportamento do cachorro.
A melhor maneira de lidar com esse comportamento é ter atitudes de liderança e postura. Isso não significa bater no cachorro para ele “aprender” qual é o lugar dele, mas sim colocar em prática alguns exercícios.
Sendo assim, a dica de como acalmar cachorro agitado é passear com o animal ao menos duas vezes por dia, para ajudar a reduzir o estresse canino e, consequentemente, diminuir a agressividade do cão.
De acordo com os questionários, as raças que mais tendem a atacar humanos são dachshund e chihuahua.
Em geral, cães que se mostram agressivos com o dono com frequência indicam quadros de estresse, medo ou ansiedade crônicos. Estes podem estar relacionados a diversos fatores, como socialização e sociabilização inadequadas, rotina pobre em estímulos positivos, histórico de experiências negativas, entre outros motivos.
A coisa mais importante ao lidar com o estresse canino é tratar o animal com paciência, afeto e atenção. Dependendo do nível, será preciso o auxílio de um especialista e ou o uso de florais e outros remédios homeopáticos com aplicação nas coleiras, cobertores ou na cabeça do pet.
Como você deve ter percebido, brincar e cansar o pet durante o dia evita que ele tenha muita energia para gastar durante a noite. Nesse sentido, outra maneira de como fazer o cachorro dormir bem é intensificar os passeios e as brincadeiras de correr.
Uma dica simples e fácil é colocar alguns petiscos, ou até mesmo alguns grãos de ração, dentro de uma garrafa pet e fazer pequenos furos para que seu peludo seja desafiado a tirar toda recompensa da garrafa. Se a garrafa for transparente, melhor ainda! Assim ele consegue ver a recompensa, o deixando mais estimulado.