Criou-se, no Ocidente, a expressão Cortina de Ferro para indicar a divisão rígida entre os países da Europa Ocidental — que, com a ajuda dos Estados Unidos, se recuperaram economicamente e permaneceram capitalistas e liberais — e os da Europa Oriental — que, sob influência da União Soviética, se tornaram repúblicas ...
Por que existe essa divisão entre Europa Ocidental e Oriental? Essa divisão foi “criada” no fim da Segunda Guerra Mundial, para dividir os países capitalistas (sob influência dos Estados Unidos) dos comunistas (sob influência da União Soviética).
A Europa Oriental abrigava os países socialistas, onde o estado tinha poder sobre a economia e comportamento, enquanto a Europa Ocidental abrigava países capitalistas a favor do livre comércio. Mesmo depois do fim da guerra, muitas questões próprias de cada país fizeram com que essa diferenciação continuasse.
Resposta. A divisão surgiu depois da 2° Guerra Mundial,quando os países a oeste da Alemanha permaneceram capitalistas,sob influencia politico-economica dos Estados Unidos,e os países a leste da Alemanha (exceto a Grécia e a Turquia) se tornaram comunistas,sob influência da União Soviética.
Europa Ocidental Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Países Baixos, Reino Unido e a Suíça.
As principais características da Europa Ocidental são: Grande parte dos países está integrada politicamente e economicamente à da União Europeia. Essa região é considerada a mais rica da Europa e a que possui os melhores índices sociais do continente europeu.
O Leste Europeu, Europa Oriental ou Europa do Leste é uma região que abriga países situados na parte central ou oriental do continente europeu. Há várias interpretações para a abrangência do termo, frequentemente contraditórias e influenciadas por fatores geopolíticos e ideológicos.
Os países socialistas eram :Alemanha Oriental, a Polônia, a Tchecoslováquia, a Hungria, a Romênia, a Bulgária e a Albânia.