O Bioconcreto é uma mistura do concreto tradicional, bactérias e Lactato de cálcio (alimento das bactérias) . A bactéria é ativada quando entra em contato com a água ou oxigênio.
Para preparar o bioconcreto, os cientistas misturam concreto tradicional com colônias da bactéria Bacillus pseudofirmus, que em seu estado natural pode habitar ambientes tão hostis quando crateras de vulcões ativos.
Quando colocada no concreto, as bactérias só ficam ativas quando entram em contato com água e oxigênio — exatamente o que acontece quando uma fissura começa a se formar. Em apenas algumas semanas, as bactérias se multiplicam, produzem carbonato de cálcio e as fissuras se fecham.
O Bio-concreto A solução para a auto regeneração do concreto veio diretamente da biologia, mais precisamente do estudo das bactérias. A ideia era utilizar microrganismos dormentes que fossem capaz de sobreviver a um ambiente de alto pH (como é o concreto).
Concreto autocicatrizante é indicado para construção de reservatórios, estruturas de saneamento, túneis e estações de metrô ... A principal característica desse tipo de concreto é ter algum material em excesso, chamado de adição mineral suplementar. É essa matéria-prima que preenche a fissura.