Resposta. É uma cavidade preenchida por fluido e envolve o âmnio e a vesícula umbilical, com exceção da área aderida ao citotrofoblasto pelo pedículo de conexão. Este pedículo de conexão participará da formação do cordão umbilical.
- Epiblasto: Camada celular espessa e colunar, que desenvolve rapidamente à cavidade amniótica. - Hipoblasto: Camada celular delgada e cubóide, que forma o saco vitelino. ... As células do endoderma do saco vitelino formam o mesoderma extra-embrionário, que circunda o âmnio e o saco vitelino.
O Córion é uma membrana que protege envolvendo os demais anexos embrionários. O celoma extra-embrionário agora é chamado de cavidade coriônica. ... No 14º dia, o embrião ainda apresenta a forma discóide, porém as células agora são colunares e se organizam para formar a placa pré-cordal.
A vesícula vitelina é formada nas primeiras semanas, logo após o processo de nidação, ou seja, quando o embrião já está fixado na parede uterina. Este anexo embrionário se forma a partir do folhemo germinativo, mais especificamente o mesoblasto e o endoblasto.
Conforme o obstetra Mário Macoto Kondo, o tamanho da vesícula vitelina é considerado normal entre 3 e 6 mm de diâmetro na avaliação pela ultrassonografia transvaginal.