No Reino Plantae (lê-se “plante”), as plantas são classificadas em briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Os primeiros seres vivos da Terra surgiram no oceano. As primeiras formas de vida vegetal, as algas, também vieram da água. ... Depois destas surgiram vegetais como os musgos – aqueles tapetes verdes que se formam no cimento, na pedra ou na parede depois de um período de chuvas.
A reprodução das plantas acontece de forma natural e, assim como todos os seres vivos, elas passam por ciclos de transformação: nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. É importante compreender que as plantas se reproduzem de duas formas diferentes: reprodução sexuada; ... reprodução assexuada.
Das briófitas vieram as pteridófitas, que passaram a ter vasos condutores de seiva. Destas vieram as giminospermas, que passaram a ter sementes e grãos de pólen, e enfim as angiospermas que desenvolveram as flores e frutos.
Acredita-se que a fotossíntese surgiu no planeta após o evento de endossimbiose sequencial responsável pelo surgimento de mitocôndrias e cloroplastos a partir da simbiose entre organismos unicelulares eucarióticos e procarióticos.
Ou seja, nenhum dos três tipos de plantas são pioneiras, sendo que as primeiras surgiram muitos anos antes, cerca de 500 milhões de anos atrás. Elas surgiram durante o período Cambriano, ao mesmo tempo que se desenvolveram os primeiros animais multicelulares.
Concluiu-se agora que o processo terá começado há 1250 milhões de anos. Numa ilha do Canadá encontram-se os fósseis de algas mais antigos que se conhecem. Podem guardar segredos com milhões de anos, a começar logo pela origem da fotossíntese, o processo que as plantas usam para converter a energia do Sol em carbono.
Na fotossíntese, a luz solar é convertida em energia química por organismos fotossintetizantes, como as plantas. A fotossíntese ocorre em duas etapas (descritas mais adiante) nos cloroplastos, organelas presentes nas células dos organismos eucariontes fotossintetizantes.
Etimologia (origem da palavra fotossíntese). A palavra fotossíntese deriva da junção do prefixo foto-, síntese do latim “synthesis, pelo grego “súnthesis”, com o sentido de combinação, síntese.
De fato, neste ciclo são necessárias 3 moléculas de CO2 fixadas, formando seis moléculas de PGAL onde apenas uma delas sai do ciclo e as outras 5 são usadas para recicladas em RuBP.