As fibras são classificadas como solúveis e insolúveis conforme sua solubilidade em água. As fibras solúveis incluem a maior parte das pectinas, gomas, mucilagens e certas hemiceluloses, sendo encontradas principalmente nos legumes, aveia, leguminosas e frutas, particularmente as cítricas e a maçã.
Dieta leve – o objetivo dela é facilitar a digestão e o esvaziamento do aparelho digestivo. Por isso, é composta por alimentos fáceis de digerir, tais como mingau, sopa, suco de frutas e gelatina. Dieta líquida – pode incluir, por exemplo, caldos e sucos.
Uma nutrição pobre em carboidratos é um tipo de estratégia de alimentação que restringe a ingestão de carboidratos, geralmente adotada por aqueles com o intuito de perder de peso. Os carboidratos estão presentes em alimentos ricos em amido, como pães, massas, cereais e arroz, assim como em frutas e legumes.
O objetivo da dieta é a oferta de alimentos laxantes para estimular e regularizar o funcionamento intestinal. Essa dieta inclui o consumo de vegetais crus e cozidos, frutas com casca e bagaço e cereais.
Estudos apontam que a qualidade da dieta tem potencial modulador da composição da microbiota intestinal, principalmente no que se refere ao teor de gorduras e fibras. A dieta ocidental é rica em gorduras e pobre em fibras, afetando a integridade da mucosa e prejudicando sua permeabilidade.
As fibras também têm o poder de regular o trânsito intestinal. Mas para isso é necessária a ingestão suficiente de água. As chamadas fibras insolúveis, encontradas nos pães integrais, cereais, cenouras, couve e na casca da maçã, aumentam o trânsito intestinal, diminuindo a constipação.
A fibra solúvel se dissolve facilmente na água e é dividida em uma substância semelhante a um gel na parte do intestino conhecida como o cólon. A fibra insolúvel não se dissolve na água e é deixada intacta quando o alimento se move através do trato gastrointestinal.
As fibras solúveis são um tipo de fibra encontrada principalmente em frutas, cereais, legumes e vegetais, que se dissolvem em água, formando uma mistura de consistência viscosa no estômago, o que aumenta a sensação de saciedade, pois o alimento permanece nele por mais tempo.
As fibras solúveis ajudam o corpo a aproveitar melhor a gordura ingerida e eliminar o que não é necessário. Além do combate ao colesterol, as fibras solúveis também são indicadas para diabéticos, já que retardam a absorção de açúcares e carboidratos.
Solúveis: aqueles que se dissolvem no solvente. O cloreto de sódio (soluto), por exemplo, é solúvel na água (solvente); ... Insolúveis: aqueles não se dissolvem no solvente. A areia (soluto), por exemplo, é insolúvel na água.
2 materiais que não dissolvem na agua
Ele explicou que qualquer substância, líquida ou sólida, é formada por partículas bem pequenas, chamadas moléculas. ... Isso acontece porque as ligações entre as moléculas de água são mais fortes do que as ligações que existiriam entre uma molécula de água e uma molécula de óleo. Assim, as duas substâncias não se misturam.