EQST

O Que So Pteridfitas E Suas Caractersticas?

O que são pteridófitas e suas características?

As pteridófitas, também chamadas plantas vasculares sem sementes, são um grupo de plantas em que se observam a presença de xilema e floema (vasos condutores) e a ausência de sementes, característica esta que surge apenas nas gimnospermas.

Qual é o principal exemplo que temos na classificação das briófitas?

As briófitas são criptógamas terrestres com tecidos, mas sem xilema e floema, tecidos especializados, respectivamente, no transporte de água e sais minerais (seiva do xilema) e água e substâncias orgânicas derivadas da fotossíntese (seiva do floema). Exemplos: musgos e hepáticas.

Porque as briófitas são de pequeno porte?

Essas plantas são consideradas de pequeno porte, pois a ausência de vasos condutores impossibilita o transporte de nutrientes a distâncias mais longas e, consequentemente, impossibilitando o seu desenvolvimento. Além disso, as briófitas possuem o corpo com muitas curvas, impedindo a sua sustentabilidade.

Quais são os três filos das briófitas?

Entre seus representantes mais conhecidos, destacam-se os musgos. Podemos classificar as briófitas em três filos: Bryophyta, Hepatophyta e Anthocerophyta. O filo mais conhecido é o Bryophyta, que apresenta o musgo como representante. As hepáticas são plantas pertencentes ao filo Hepatophyta.

Qual é o tipo de reprodução das briófitas?

Reprodução. As briófitas podem apresentar reprodução assexuada, dependendo da espécie. ... A reprodução sexuada das briófitas é caracterizada pela união do gameta masculino com o gameta feminino utilizando a água como meio para se transportar.

Qual é a estrutura das briófitas?

Essas estruturas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas (a partir das pteridófitas). Faltam-lhes, por exemplo, vasos condutores especializados no transporte de nutrientes, como a água.

Como é feita a reprodução das pteridófitas?

Assim como nos demais vegetais, na reprodução sexuada das pteridófitas ocorre a alternância entre dois tipos de gerações, uma haplóide (n) e outra diplóide (2n). ... A geração haplóide é o gametófito, estrutura que produz gametas através da mitose. A geração diplóide é o esporófito, que produz esporos através da meiose.

Como ocorre a reprodução das briófitas e das pteridófitas?

Reprodução: As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada. Uma samambaia-de-metro, por exemplo, que é comum em residências, é uma planta assexuada produtora de esporos. ... Quando adulta, esta planta forma soros, iniciando novo ciclo de reprodução.

Onde os esporos são produzidos nas Briofitas?

Observe o esporófito com sua cápsula, local onde são produzidos os esporos. ... O esporófito das briófitas permanece aderido ao gametófito e apresenta uma cápsula. É nessa cápsula que ocorre a produção dos esporos haploides por meio de um processo de meiose.

Qual é a importância das pteridófitas?

Importância das pteridófitas As pteridófitas são plantas extremamente importantes do ponto de vista ecológico. No interior das florestas, por exemplo, elas possuem papel importante na manutenção da umidade do ar.

Porque as pteridófitas são mais evoluídas que as briófitas?

Ou seja, diferentemente das briófitas, as pteridófitas são plantas vasculares. A presença de vasos condutores permite que a água e os nutrientes sejam transportados de maneira eficiente por longas distâncias. Esta característica permite que elas atinjam tamanhos muito maiores do que as briófitas.

Qual é a vantagem adquirida pelas pteridófitas em relação às briófitas?

Resposta. As pteridófitas possuem vasos condutores de seiva. Isso permite que elas possuem um tamanho relativamente maior do que as briófitas.

Porque as briófitas e as pteridófitas são mais comuns em locais úmidos e sombreados?

Verificado por especialistas 1) Há a necessidade de água para movimentação do gameta masculino, logo o ambiente úmido propicia sua reprodução. 3) pteridófitas, maior transporte de substancias, já que sem os vasos o transporte é por difusão, impedindo as mesmas de atingirem grandes tamanhos.

O que as pteridófitas tem em comum com as briófitas?

As pteridófitas possuem vasos condutores (xilema e floema), que transportam água e nutrientes com facilidade e rapidez para toda planta. Já as briófitas não possuem estes vasos, e o transporte ocorre de forma lenta pela difusão.