Diálogo Diário de Segurança: você sabe como fazer um DDS?
Quem aplica o DDS? As reuniões podem ser aplicadas pelo empregador, SESMT, CIPA, supervisor, técnico em segurança do trabalho ou qualquer funcionário escolhido pela empresa.
O DDS deve ser realizado sempre antes do expediente, levando cerca de 10 ou 15 minutos. O Diálogo deve oferecer orientações sobre o local das atividades, ferramentas e EPIs que serão utilizados naquele ambiente, abordando também as medidas de segurança que devem ser seguidas por toda a equipe.
– DDS. Tal parcela constitui o que se denomina CUSTO DIRETO, ou propriamente dito custo segurado dos acidentes. Há, porém outra parcela, não rara, maior que a anterior que é de responsabilidade exclusiva do empregador, chamada CUSTO INDIRETO ou custo não segurado do acidente.
Os extintores de incêndio são equipamentos utilizados no combate a princípios de incêndio. ... Os extintores mais comuns são: Extintor de água pressurizada – para combate a fogos de classe A (papel, plástico, tecido, madeira, estopas, papelão, etc).
Como usar o extintor
- Na posição vertical, direcione o extintor para o ponto onde está pegando fogo; - Não abra o capô de uma vez só para evitar que o fogo se propague com muita velocidade, já que o fogo se alimenta de oxigênio; - Se o motor estiver pegando fogo, o capô fica muito quente.
Apague o fogo através de sua base, diminuindo o que o mantém aceso. – Mire a mangueira de extintor na base do fogo; – Aperte a alavanca lentamente para descarregar o conteúdo; – No caso do pó químico, movimente o extintor de um lado para o outro cerca de 15 centímetros sobre o fogo, até que ele se extingua.
Os extintores de classe K ainda são reconhecidos como os mais eficientes para a proteção de operações de cozinhas industriais, e são altamente recomendados por normas internacionais, como a NFPA 10, desde de sua versão do ano de 1998. Além disso, para proteção automática, a Bucka desenvolveu o sistema classe K VELOZ.
- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B. - Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis).
Ao usar o extintor Co2, evite segurar a mangueira do extintor pelo difusor, que é a parte laranja ou vermelha de plastico como a da foto, porque o gás Co2, ao entrar em contato com a atmosfera se torna um gás muito frio, que acaba resfriando muito o difusor, podendo causar queimaduras na mão do operador do extintor.
CO2 - 4/6 kg. Extintor de incêndio portátil, com carga de gás carbônico, de acordo com a norma ABNT NBR 15808. Fabricado a partir de um cilindro de aço sem costura SAE 1541, conforme a norma ABNT NBR 12791. Carga Comum (680 g/L).
II- EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO (CO2) O GÁS CARBONICO é material não condutor de ENERGIA ELÉTRICA. O mesmo atua sobre o FOGO onde este elemento (eletricidade) esta presente. Ao ser acionado o extintor , o gás é liberado formando uma nuvem que ABAFA E RESFRIA.
O extintor de gás carbônico (CO,), por exemplo, afasta o oxigênio da área que está queimando e apaga o fogo. É recomendado principalmente para apagar incêndios em equipamentos elétricos, porque não conduz eletricidade. Mas, em locais abertos, sua ação fica comprometida pelo vento.
Esse tipo de extintor funciona por abafamento, permitindo a contenção de incêndio de sólidos, líquidos, gases e de eletricidade. Impedindo que aumente a combustão e a reação em cadeia provocada pelo incêndio.
EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO SECO O agente propulsor pode ser o GÁS CARBÔNICO ou NITROGÊNIO. O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO; posteriormente são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA devido a queima do PÓ.
Quais os tipos de extintores de incêndio que existem?
Quais são as Classes de Incêndio dos Extintores