Jogos populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua, em que seus elementos podem ser alterados, decididos pelos próprios jogadores, com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados, pois sua origem esta na cultura popular.
Brincadeiras populares transmitidas de geração em geração As brincadeiras folclóricas, também conhecidas como brincadeiras de rua ou tradicionais, são jogos que nasceram da cultura popular. Elas fazem parte dos hábitos e costumes populares e são passadas de geração em geração ao longo do tempo.
Bolinha de gude, amarelinha, peão, queimada, pega-pega, baliza, corre cotia. Há muitas gerações, essas brincadeiras fazem parte da infância dos brasileiros. Assim como lendas, cantigas, provérbios, crenças e danças populares, elas ajudam a compor o folclore brasileiro, que tem seu dia celebrado em 22 de agosto.
Convidamos você a repassar algumas das brincadeiras folclóricas mais populares na cultura brasileira.
Veja 10 brincadeiras antigas para ensinar a seus filhos
O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Já as brincadeiras coletivas requerem a participação de duas ou mais pessoas e suas regras podem ser criadas ou modificadas pelos participantes, por isso exigem que a criança participe da dinâmica do grupo, da organização e das estratégias.
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
90 JOGOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS
Lazer (antigamente): sem os recursos atuais, as pessoas se divertiam através de bailes, festas reservadas, horas dançantes, encontros em casas particulares, praças.
Antigamente não existiam muito brinquedos e se as crianças quisessem se divertir tinham que usar a criatividade. As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… ... Mas hoje as crianças não devem nem saber o que são essas brincadeiras.
Formas de Diversão
Dependendo da necessidade, podemos citar praças, parques ecológicos e quadras esportivas. Todos podem ser utilizados para o lazer, além de atividades físicas que previnem doenças crônicas.
Dois exemplos são: Um parque natural(bosque) e um shopping. Nos dois casos as alternativas seriam a construção de um desses dois, ou até mesmo os dois, isso dependeria de quem fosse responsável pela construção, no caso do parque, a prefeitura da cidade poderia construir um no bairro.