Alimentos ricos em vitamina K que podem inibir a varfarina e diminuir o INR
Cuidados específicos por parte da enfermagem quanto à heparina:
Quanto maior for o valor do INR, mais tempo leva o sangue a coagular. Assim, o valor do INR varia diretamente com a dose de medicamento anticoagulante, ou seja: O aumento da dose diária de medicamento aumenta o INR; A diminuição da dose diária de medicamento diminui o INR.
O exame mais utilizado, na prática clínica, para controle da anticoagulação oral é o tempo de protrombina (TP) com a razão de normatização internacional (RNI ou INR).
O tempo de protrombina (TP) ou tempo de atividade da protrombina (TAP) e seu derivado índice internacional normalizado, também conhecido como razão normalizada internacional (IIN, RNI ou INR), são medidas laboratoriais para avaliar a via extrínseca da coagulação.
Os resultados do Tempo de Protrombina (TP) podem ser expressos em Atividade% do normal ou em RNI (Relação Normalizada Internacional). RP = Tempo em segundos (TP) do plasma do paciente dividido pelo Tempo em segundos (TP) do plasma de referência.
TAP - Tarifa Adicional de Pedágio Ela é calculada levando em conta a fórmula TAP = 5 x (PBT- 45 ton) x Tarifa de Pedágio. Essa tarifa só é cobrada em rodovia concessionada e quando o veículo efetivamente passa por uma ou mais praças de pedágio.
O achado de TTPA prolongado na presença de TAP normal indica a possível deficiência dos fatores XII, XI, IX, VIII. Ao contrário, TTPA normal na presença de TAP prolongado indica comprometimento do fator VII.
Como entender o resultado: Normalmente após a adição da trombina ao plasma, o coágulo se forma entre 14 e 21 segundos, sendo esse considerado o valor de referência, podendo variar de acordo com o laboratório em que o teste é realizado.
PTT e TAP Os exames tempo de tromboplastina ativa (PTT) e tempo de protrombina (TAP) servem para medir o tempo que o sangue leva para coagular. A coagulação é um processo muito importante para a nossa saúde, porque a perda excessiva de sangue pode levar à hemorragia.
O tempo de protrombina (TP) e o tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) são utilizados para avaliar a atividade geral da coagulação. Realizados em equipamento automatizado, garante maior segurança e precisão nos resultados, necessitando que a coleta seja realizado no laboratório.