A duração do exame é de uns 15 ou 20 minutos, não há dor e normalmente o paciente não se lembra de nada depois do exame.
Normalmente, se existe uma suspeita de câncer colorretal, é realizada uma biópsia durante a colonoscopia. Nessa biópsia o médico remove uma amostra de tecido que é enviada a um laboratório de patologia para análise.
Colposcopia com biopsia O exame é realizado por um médico especialista através de um aparelho, o colposcópio, que permite a visualização do colo do útero e das paredes vaginais.
Este é um exame preventivo realizado em conjunto com papanicolau, que consiste na avaliação do colo uterino e das paredes vaginais usando lentes de aumento.
Demora até 30 dias.
Na biópsia punch o médico remove uma amostra mais profunda utilizando um cilindro cortante que atravessa várias camadas da pele, incluindo a derme, epiderme e a parte superior do tecido celular subcutâneo. O procedimento é realizado com anestesia por um médico dermatologista. Biópsias incisional e excisional.
O resultado da biópsia da mama deve ser sempre interpretado pelo médico que pediu o exame. No entanto, os resultados podem indicar: Ausência de células cancerígenas: isso significa que o nódulo é benigno e, por isso, não é câncer.
O exame de sangue é útil no diagnóstico do câncer de mama, pois normalmente quando há algum processo cancerígeno, algumas proteínas específicas têm sua concentração aumentada no sangue, como por exemplo o CA125, CA 19.
É importante notar que a classificação BI-RADS refere-se apenas a achados de imagem, e não leva em conta o quadro clínico da paciente. A categoria 4 do BI-RADS indica que há anormalidade suspeita, uma lesão com características suspeitas de malignidade.