Conteúdos Conceituais – Saber o nome de um rio, a data de uma revolução ou conhecer o processo digestivo no ser humano. Conteúdos Procedimentais – Saber abrir um frasco, saber escrever ou 'saber deduzir'. Conteúdos Atitudinais – Saber cumprir uma regra, seguir uma norma ou ser solidário.
Conteúdos atitudinais são uma série de conteúdos relacionados a valores, atitudes e normas. VALORES: ideias éticas que permitem emitir um juízo sobre uma conduta. Ex: solidariedade, responsabilidade, etc. ATITUDES: Forma como realizamos uma conduta de acordo com valores determinados.
Significado de Procedimental Seguindo determinado procedimento, método, modo próprio de fazer algo.
Os conteúdos procedimentais expressam um saber fazer que envolve tomar decisões e realizar uma série de ações, de forma ordenada e não aleatória, para atingir uma meta.
Esta classificação, baseada em Coll, corresponde às seguintes questões: “o que se deve saber?” (dimensão conceitual); “o que se deve saber fazer?” (dimensão procedimental); e “como se deve ser?” (dimensão atitudinal), com a finalidade de alcançar os objetivos educa- cionais.
Significado de Conceitual adjetivo Relacionado ou constituído por conceitos, que possuí conceito.
adjetivo Que foi alvo de alguma conceituação; sobre o qual se definiu algum conceito; julgado ou avaliado. Que possui uma boa reputação; sobre o qual se tem uma boa impressão: livro bem-conceituado. Etimologia (origem da palavra conceituado).
Definição. Para a arte conceitual, vanguarda surgida na Europa e nos Estados Unidos no fim da década de 1960 e meados dos anos 1970, o conceito ou a atitude mental tem prioridade em relação à aparência da obra. ... O que importa é a invenção da obra, o conceito, que é elaborado antes de sua materialização.
A Visão Conceitual e a Visão de Módulo são baseados em dois diferentes modelos: – Visão Conceitual: componentes implementam a funcionalidade da aplicação e interagem via conectores. – Top-down: determine as camadas baseadas na experiência. Atribua os módulos às camadas.
A definição de erro conceitual é referida na literatura sobre misconceptions (Chi, 1992) em que existe uma apresentação padrão na forma em que o erro desponta e um relacionamento incompatível entre os conceitos novos, a serem aprendidos pelos alunos, e os conceitos prévios, já existentes.
Existe uma hierarquia de modelos de dados que se divide em três níveis de acordo com a capacidade de abstração do modelo: Conceitual, Lógico e Físico.
Nível externo ou de visão Define um número de visões simplificadas de domínio específico. Descreve apenas parte de bancos de dados. Este nível é usado pelos usuários.
É difícil escrever sobre níveis de abstração. Pura e simplesmente é a subtração de detalhes, ou seja, é a capacidade de expressar algo de maneira concisa, abstrata, sem que os detalhes fiquem a mostra. ... Em qualquer disciplina que lida com complexidade, abstrair detalhes é de fundamental importância.
Em teoria de banco de dados, uma visão, ou vista (em inglês: view), é um conjunto resultado de uma consulta armazenada sobre os dados, em que os usuários do banco de dados podem consultar simplesmente como eles fariam em um objeto de coleção de banco de dados persistente.
Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados. Com dados, queremos dizer fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito. De forma direta e simples, podemos dizer que um banco de dados é uma coleção de dados.
O que é Banco de Dados? ... Já um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é um software que possui recursos capazes de manipular as informações do banco de dados e interagir com o usuário. Exemplos de SGBDs são: Oracle, SQL Server, DB2, PostgreSQL, MySQL, o próprio Access ou Paradox, entre outros.
SQL é uma linguagem padrão para trabalhar com bancos de dados relacionais. Ela é uma linguagem declarativa e que não necessita de profundos conhecimentos de programação para que alguém possa começar a escrever queries, as consultas e pedidps, que trazem resultados de acordo com o que você está buscando.