A musicalização é importante é importante na infância porque desperta o lado lúdico aperfeiçoando o conhecimento, a socialização, a alfabetização, inteligência, capacidade de expressão, a coordenação motora, percepção sonora e espacial e matemática.
Resposta: Dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço, além de melhorar sua integração social. Musicalidade, ritmo e criatividade também estão entre os ganhos.
Benefícios da dança para o corpo
Ela pode ser praticada como um exercício físico, como uma atividade de integração social ou como uma atividade de lazer. Dançar é uma atividade comprovadamente terapêutica, faz bem ao corpo, ao coração e à mente e, não demanda nada mais do que tempo e disposição.
A dança, como cultura, pode expressar os costumes de uma comunidade, os seus hábitos, ou seja, é um meio de perpetuar os valores sociais. Como expressão física da psique humana, está relacionada com o que o indivíduo sente e o seu estado mental, que também é influenciado pela moral.
A dança é sinônimo de educação corporal, artística e cultural para crianças, jovens e adultos. “Quem dança fica mais sensível, criativo. ... “A dança é uma forma de expressão das diferentes culturas, das relações, crenças, normas e valores culturais”, explica ela, que é docente no curso de Educação Física da Univates.
A dança contemporânea desenvolve o corpo da criança como um todo, de modo a expandir amplamente seu repertório corporal com base no alinhamento ósseo, na conquista de habilidades motoras e no desenvolvimento do movimento consciente.