Segundo a resolução 596 da CFF, os 12 direitos do profissional farmacêutico são: Exercer a sua profissão sem qualquer discriminação, seja por motivo de religião, etnia, orientação sexual, raça, nacionalidade, idade, condição social, opinião política, deficiência ou de qualquer outra natureza vedada por lei.
De uma forma resumida, podemos dizer que os códigos deontológicos são fundamentais no mundo do trabalho, nas empresas e nas instituições, em parte por determinarem quais os limites éticos no exercício de funções profissionais, isto é, aquilo que é tido como aceitável ou não.
Deveres do Farmacêutico
O Código de Ética Farmacêutica (Res. CFF 596/14) estabelece em seu Art. 11, inciso VII, que é direito do farmacêutico ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário, obrigatoriamente por farmacêutico.
Com base no Código de Ética Farmacêutica, estabelecido pela Resolução n.º 596/2014, julgue os itens que se seguem. É vedado ao farmacêutico o exercício simultâneo da farmácia e da nutrição.
Ementa: Dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares. ... 2º - Aprovar o CÓDIGO DE PROCESSO ÉTICO, nos termos do Anexo II desta Resolução.
Quais as funções do farmacêutico clínico?
O farmacêutico clínico é o profissional que é apto para promover o uso racional de medicamentos por meio da revisão e acompanhamento de tratamentos interações medicamentosas, assim como descreve a regulamentação CFF 585/2013.