O Macroambiente diz respeito à tudo o que é externo à empresa e que vão muito além do controle do negócio. Ou seja, fatores econômicos, políticos, culturais, tecnológicos e etc. Para a empresa, cabe apenas a adaptação. O Macroambiente representa oportunidades e ameaça para o negócio.
O macroambiente de uma empresa, por sua vez, é composto por variáveis externas mais complexas. Essas, são questões sociais (demográfico/cultural), econômicas, naturais e políticas/legais, que têm capacidade para interferir em seu funcionamento, seja de forma positiva ou negativa.
Macro-ambiente envolve processos, atividades, instituições e resultados de marketing, no nível da sociedade (Global e Nacional), já o micro-ambiente estuda os processos e atividades de marketing a níveis organizacionais, de produto ou de marca.
Microambiente e a forma que ele afeta seu desempenho
1) Escolha do tema; 2) Revisão de literatura; 3) Justificativa; 4) Formulação do problema; 5) Determinação de objetivos; 6) Metodologia; 7) Coleta de dados; 8) Tabulação de dados; 9) Análise e discussão dos resultados; 10) Conclusão da análise dos resultados; 11) Redação e apresentação do trabalho científico.
O método científico tem cinco passos básicos, mais um passo de retroalimentação:
A sociedade e a comunidade beneficiam-se com a aplicação do novo conhecimento gerado nos indivíduos que a compõe. Para poder ser chamada de científica, a pesquisa deve obedecer aos rigores que impõe o método científico, sendo a principal propriedade a reprodutibilidade.
O método científico é o caminho sistemático que você deve seguir para chegar a uma conclusão científica. Ou seja, é a estratégia de investigação da pesquisa, que deve seguir regras e padrões específicos.