Nos dias atuais, os recursos hídricos são vitais para a qualidade de vida humana (consumo de água potável), construção de grandes indústrias (elevado gasto hídrico) e para a agricultura moderna, que trabalha com o gerenciamento de recursos hídricos.
Resposta. é importante preservar a água porque sem ela não conseguimos sobreviver,não ela não é renovável.
A manutenção de florestas nas margens de rios evita erosões, assoreamentos e garante alimento para vários organismos aquáticos. ... A vegetação alta e densa das florestas e sua capacidade de permanecer sempre verde e exuberante, mesmo nos meses de seca, são o segredo deste importante serviço ecológico.
As florestas cobrem cerca de 31% da área terrestre, armazenam mais de um trilhão de toneladas de carbono e fornecem meios de subsistência para mais de 1,6 milhões de pessoas, segundo o Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU), o ECOSOC.
Além de fundamentais para a manutenção da biodiversidade, as florestas desempenham funções sociais e econômicas essenciais aos seres humanos. Entre os bens e serviços ecossistêmicos oferecidos estão o fornecimento de água, alimentos e medicamentos, o sequestro de carbono, a regulação do clima e o controle de erosões.
Quando se pensa em falta de água há cada vez mais um distanciamento de sua real causa, a perda de florestas. São as florestas que garantem a produção de água para os sistemas que abastecem os grandes centros urbanos brasileiros, e essa importante informação foge à crítica dos moradores das cidades.
A fauna possui um papel importantíssimo para a manutenção do equilíbrio na natureza, pois São os animais quem dispersam sementes árvores, controlam populações de espécies e até produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças.
Todos os animais possuem papéis importantes para o equilíbrio da natureza. São eles que dispersam sementes e, portanto, plantam árvores, controlam populações de outras espécies e ainda produzem remédios para cura de muitas doenças, inclusive humanas. A função deles é primordial para a existência de outras espécies.