Material: um pé do sapato de cada participante pode ser feito com cascas de côco, ou com objetos diversos. tira, põe, deixa ficar. O objetivo é ir passando o sapato para a direita no compasso da música sem que a coordenação se atrapalhe, todos ao mesmo tempo. ...
Escravos de Jó
Acredita-se que a cultura negra tenha se apropriado da figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os guerreiros que faziam o zigue zigue zá, seriam os escravos fugitivos que corriam em ziguezague para despistar o capitão-do- mato. ... Brincadeiras de origem africana que se tornaram parte da cultura brasileira.
Bruno Feydit
Escravos de Jó é um jogo infantil de cantiga de roda que exige, principalmente, as habilidades de agilidade e concentração. Formada a roda, as crianças (ou jogadores) permanecem paradas, podendo inclusive ficar sentadas, com um objeto igual para todos (pedrinhas, copo, caneca, etc), na mão direita.
O mais provável é que a cultura negra tenha se apropriado de sua figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os escravos que faziam o zigue zigue zá seriam os fujões, que corriam em ziguezague para despistar os capitães-do-mato.
Caxangá tem vários significados, mas nada de jogo. Pode ser um crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa “mata extensa”.
Caxangá seria pedra e Zambelê, o escravo velho. ... Escravo de Jó (em Iorubá, significa senhor) / Jogava Caxangá (que significa pedra) / Tira bota deixa o Zambelé (significa escravo velho) ficar / Guerreiro com guerreiro fazem zig zig zá.
Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, mil juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitos servos; de modo que este homem era o maior de todos do Oriente. Chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
A história de Jó me ensina que os sofrimentos e dores que passamos não necessariamente são punições por pecados específicos que cometemos. Afirmar que Jó era justo e não sofreu por punição, não significa dizer que ele não era pecador. ...
Jó era justo e gentio “Na terra de Uz [ moderna Arábia Saudita ], vivia um homem cujo nome era Jó” (Jó 1: 1). Jó não era israelita. ... Além de ser de Uz, a primeira coisa que a Bíblia nos diz sobre Jó é que ele era justo e piedoso, “irrepreensível e reto”, um homem que “temia a Deus e evitava o mal” (Jó 1: 2).
Autoria, linguagem e textos. Atribuído pela tradição rabínica a Moisés, atualmente concorda-se que o livro foi escrito entre os séculos VII e IV a.C., com o século VI a.C. despontando como uma data mais provável por diversas razões.
E disse ao homem: o temor, yirat, de Deus, eis a Sabedoria; fugir do mal, merah, eis a Inteligência (Jó . A questão da Sabedoria é apresentada por Jó no capítulo 28, que pode ter sido obra corrida do autor, posterior inserção deste ou ainda de outro (STORNIOLO, 2008, p. 47).
83 anos (16 de janeiro de 1938)
Rio de Janeiro
22 de dezembro de 2019
Fiz televisão por 60 anos. Posso me dar ao luxo de não fazer mais”, comentou em entrevista a revista Veja em 2018. Com o término do Programa do Jô (2000 - 2016), muitas notícias disseram que o apresentador estava magoado com a direção da Globo, entretanto, ele negou qualquer problema com os líderes do canal.
Jô Soares Onze e Meia foi um late-night talk show apresentado pelo humorista Jô Soares no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) às 23h30....
Rafael Soares
Apresentou de 1988 a 1999 o Jô Soares Onze e Meia no SBT e de 2000 a 2016 o Programa do Jô na Globo....
Rafael Soares