“Defendemos o multiculturalismo crítico para quem as diferenças não têm um fim em si, mas situam-se num contexto de lutas por mudança social, contrapondo- se ao ideário neoliberal e a globalização econômica e cultural vigente, como expressões legitimas do modelo capitalista opressor”.
O multiculturalismo revolucionário é um multiculturalismo que desafia os processos historicamente sedimentados, através dos quais identidades de raça, classe e gênero são produzidas dentro da sociedade capitalista.
Outra forma de multiculturalismo — o “multiculturalismo liberal”— tenta desafiar a objetificação de culturas não-dominantes visíveis no multiculturalismo conservador, sublinhando a “semelhança” intelectual entre todos os povos, ao defender que todos podem competir igualmente no mercado capitalista, se se modificarem as ...
A ideia de um grupo multicultural pressupõe que os grupos culturais estariam interligados, em função do contato que as culturas têm entre si. ... Esta ideia de que as culturas são diversas e devem ser respeitadas na sua essência, sem existir um certo ou errado nos costumes, é a base do multiculturalismo.
O multiculturalismo desponta como norteador das políticas culturais. ... Nessa origem, o multiculturalismo aparece como um princípio ético que orienta a ação dos grupos culturalmente dominados, aos quais foi negado o direito de preservarem suas características culturais e identitárias.
A arte multicultural concentra-se em peças de criatividade que têm uma essência de um determinado tema cultural. As culturas inspiram muitas pessoas a nível global a enviar mensagens políticas, positivas e exclusivas ao público de forma artística e criativa. ...
A arte é bastante influenciada pelo multiculturalismo na medida em que pode incorporar tradições, práticas, saberes e elementos de diferentes culturas em suas variadas expressões.
Para Moreira (2001), a educação multicultural deve estar inserida no currículo pedagógico, em todas as instituições de ensino, inclusive nas universidades públicas ou privadas, pois este faz-se importante na vida profissional do professor.
Como o multiculturalismo é permanente aqui em nossa realidade, o mediador de conhecimento deve estar consciente do seu plano de ensino, pois este plano é o registro das conclusões do processo de previsão das atividades docentes e discentes; nele o professor deverá atentar-se em analisar sua clientela: desejos, ...