Esse grupo vegetal é o que apresenta maior diversidade de espécies, sendo estimado um total de mais de 450.
Existem quatro filos com representantes atuais das gimnospermas. O Filo Coniferophyta (coníferas) inclui os pinheiros, araucárias, sequoias, abetos, píceas e ciprestes, apresentando o maior número de espécies. Já o Filo Cycadophyta (cicadófitas) abrange as cicas, plantas que muitas vezes são confundidas com palmeiras.
Gimnospermas: são plantas de grande porte, geralmente encontradas em regiões temperadas. elas são vasculares e possuem raiz, caule e folhas. exemplo: araucária ou pinheiro-do-paraná. Angiospermas: são o único grupo vegetal que apresenta flores e frutos.
As gimnospermas são plantas terrestres que possuem sementes, mas não produzem frutos. ... São exemplos de gimnospermas as araucárias, cedros, cicas, ciprestes, pinheiros e sequóias. Araucária. Em geral, essas plantas adaptam-se melhor em climas mais frios e temperados.
Resposta. - podemos saber da seguinte conclusão , as gimnospermas elas possuem só frutos e não precisa de aguá para a reprodução , já as angiospermas elas possuem flores e frutos e ainda em conta leva a presença de um ou dois cotilédoneas , espero ter ajudo bjjs !
Uma vez no interior do óvulo, o núcleo espermático fecunda a oosfera, formando o zigoto. Nos pinheiros, as sementes são chamadas pinhões. Uma vez formados os pinhões, o cone feminino passa a ser chamado pinha. Se espalhadas na natureza por algum agente disseminador, as sementes podem germinar.
As gimnospermas (do grego gymnos = nu e sperma = semente) são plantas terrestres, de alto porte e seus principais representantes são os pinheiros, as sequóias e os ciprestes. Essas plantas são vasculares com xilema e floema, raízes, caule, folhas e sementes.
Dessa forma, a partir das gimnospermas, há dois tipos de gametófitos: Micrósporo: Gametófito masculino especializado na produção de grãos de pólen, o gameta masculino; Megásporo: gametófito feminino, pode ser chamado de ovário ou, ainda, de saco polínico e tem como função a produção de gametas femininos, os óvulos.
O ciclo de vida das gimnospermas pode ser esquematicamente iniciado com um vegetal dióico adulto. Um pinheiro, por exemplo, que tem como fase dominante o esporófito (2n).
Atualmente podemos classificar as gimnospermas em quatro divisões principais: Coniferophyta, Cycadophyta, Gnetophyta e Ginkgophyta. Entre essas divisões, a que mais se destaca é a Coniferophyta, grupo também chamado de coníferas e que inclui plantas como pinheiros e ciprestes.
As angiospermas também são plantas terrestres. A grande diferença entre as angiospermas e as gimnospermas é em relação à estrutura. As angiospermas possuem flor e fruto. Isso faz com que a sua semente seja protegida pelo fruto, o que não ocorre com as gimnospermas.
Os esporófilos femininos de uma angiosperma são os carpelos e, cada um é formado pelo estigma, estilete e ovário. A reprodução desse grupo de vegetais apresenta três etapas básicas: polinização, germinação do grão de pólen, e fertilização. Depois que ela acontece, o óvulo se transforma na semente e o ovário no fruto.
As flores são as estruturas responsáveis pela reprodução das angiospermas. No interior das anteras, órgãos reprodutores masculinos, formam-se os grãos de pólen que contêm os gametas masculinos. ... É pelo tubo polínico que os gametas masculinos se encontram com os gametas femininos no ovário, onde ocorre a fecundação.
Estruturas reprodutivas As gimnospermas possuem folhas modificadas com função reprodutiva, as esporófilas, nas quais se encontram os esporângios e se formam as sementes após a fecundação. Geralmente, essas folhas são encontradas unidas formando uma estrutura denominada estróbilo ou cone.
Morfologia reprodutiva das plantas é a disciplina da morfologia vegetal que se centra na descrição da forma física e da estrutura funcional das partes da planta que direta ou indiretamente intervêm nos processos de reprodução sexual.
No processo de reprodução, os cones masculinos liberam esporos, também de grãos pólen, que se espalham através do movimento dos ventos até encontrarem os cones femininos, que produzem a oosfera, formando um zigoto. Assim, no interior da pinha são formados os pinhões, produtos dos óvulos fecundados.
a) ( ) As plantas reproduzem-se de três formas diferentes: reprodução sexuada, fotossíntese e reprodução assexuada.
elas retiram as sementes dos pinhais e enterram no chão pra esconder, aí acaba esquecendo e com isso nasce um novo pinhal, o papel é na reprodução dos pinhais q serve para q n aconteça a extinção dessa espécie de árvores,q é a única espécie de pinheiro no Brasil.
A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie. Já a reprodução assexuada é quando partes de uma mesma planta origina outro indivíduo idêntico entre si, formando o que se chama de clone.
A maioria das árvores se reproduz por meio de sementes. ... Mas o restante desenvolve as sementes em frutos ou vagens; essas espécies são chamadas de leguminosas, árvores de folhas largas ou árvores floríferas.