Os sinais locais de infecção da ferida incluem: coloração enegrecida da área queimada, evolução de uma necrose parcial para uma necrose total, coloração esverdeada do tecido subcutâneo, aparecimento de vesículas em lesões cicatrizadas, descolamento rápido do tecido necrótico e aparecimento de sinais flogísticos..
Queimaduras de terceiro grau São lesões esbranquiçadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes que não curam sem apoio cirúrgico, necessitando de enxertos.
As fórmulas utilizadas para os cálculos de superfície corporal serão as seguintes: FÓRMULA 1: SC (m²) = (Peso em kg x 4) + 7 / Peso em kg + 90 e FÓRMULA 2: SC (m²) = (Peso (kg) elevado a 0,5378) x (Estatura (cm) elevado a 0,3964) x 0,024265.
– Resfriamento – deve ser providenciado em até dois minutos após o acidente, se possível com água corrente entre 8 e 15°c por pelo menos 20 minuto. Isso ajuda a interromper o processo da queimadura.
As bolhas devem ser drenadas, mas não retiradas, pois servem como curativos biológicos. Mas atenção: esse procedimento deve ser realizado por um médico. Após o rompimento das bolhas, o local, então, é limpo com água corrente e clorexitina. O curativo é feito geralmente com sulfadiazina de prata ou nitrato de cério.
A ardência da queimadura pode ser aliviada com compressas geladas. Para isso, você pode aplicar gazes ou toalhas umedecidas em água ou soro fisiológico na região afetada por cerca de 15 minutos.