Planejamento Familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez não planejada. ... O Estado Brasileiro, desde 1998, possui medidas que auxiliam no planejamento, como a distribuição gratuita de métodos anticoncepcionais.
Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção ...
A contracepção de longa duração como o dispositivo intra-uterino de cobre (Cu-DIU), o dispositivo intra-uterino de levonorgestrel (DIU-LNG) e o implante de etonogestrel são tão eficazes quanto a contracepção permanente (ligadura tubária, conhecida como laqueadura), sem haver os riscos de um procedimento cirúrgico.
Casos de diabetes sem complicações permitem que qualquer método contraceptivo seja utilizado, mas se a mulher já tiver diabetes há mais de 20 anos, tiver alguma complicação ou aumento do risco cardiovascular (como obesidade, pressão alta, aumento do colesterol…)
Mulheres hipertensas com níveis de pressão arterial abaixo de 159/99 mmHg. 1- Não há restrição alguma ao uso dos seguintes método contraceptivos: Minipílula (pilula de progesterona), implante anticoncepcional, DIU de cobre, DIU Mirena (DIU hormonal) ou camisinha masculina.
No caso da diabética, é preciso adicionalmente verificar como está seu controle glicêmico. Se estiver estável, seu uso pode ser adotado, mas é recomendável que a pílula escolhida seja a de mais baixa dose hormonal, para que sua interferência na glicemia seja a menor possível.
O glifage corta o efeito do anticoncepcional? Glifage não interfere com o anticocepcional.
Quem tem pressão alta não pode usar qualquer anticoncepcional devido ao risco de descontrole da pressão, infarto, acidente vascular cerebral e trombose.
Além disso, existem outras opções mais interessantes como método contraceptivo. Com relação a diabetes, não há interferência alguma entre a laqueadura tubária e diabetes.