Discóbolo de Mirón
O Discóbolo (do grego Δισκοβόλος, Diskobólos, lançador de disco) é uma estátua do escultor grego Míron, que representa um atleta momentos antes de lançar um disco. Provavelmente seja a estátua de desportista em ação mais famosa do mundo.
O Símbolo da Educação Física é o Discóbolo de Míron. Ele representa vigor, energia e vitalidade, que são características inerentes aos atletas. ... O Discóbolo é uma obra feita pelo escultor grego Míron, em bronze, que retrata um atleta preparando-se para lançar o disco.
As provas de lançamento ocorrem no campo, que fica demarcado perto das pistas. O campo consiste em uma área limitada de acordo com a pista de corrida. No campo, ocorrem provas como os lançamentos, salto em altura, salto triplo, salto em distância e salto com vara.
Parte das competições de atletismo é composta por modalidades de arremesso. São elas: arremesso do peso, lançamento do disco, lançamento do martelo e lançamento do dardo.
As provas de atletismo são realizadas em estádios, no campo, em montanha e na rua. A pista de atletismo oficial deve ser feita com piso sintético e ter 8 raias, cada uma medindo 1,22 m de largura.
O lançamento de dardo pode ter origem ainda na pré-história, seja como instrumento de caça, seja como arma para luta. Como esporte, já era praticado nos Jogos Olimpicos da Grécia Antiga. Em 1906 passou a fazer parte do quadro olímpico nos Jogos de Atenas.
Lançando o Dardo
E existem três tipos mais comuns de empunhaduras: Finlandesas, Empunhadura Americana e Empunhadura em “V” ou tenaz, onde o dardo é seguro entre o dedo indicador e o médio.
Mova a perna esquerda para frente e alinhe os ombros e quadris com a direção de arremesso.
Lançamento de disco é uma modalidade esportiva olímpica do atletismo. O objetivo da prova consiste em lançar um disco de metal à maior distância possível, superando os demais competidores. Assim como o lançamento de martelo e o lançamento de dardo, esses esportes são chamados oficialmente de lançamento.
No lançamento de martelo, o atleta é posicionado dentro de uma base de concreto circular de 2,135m de diâmetro, com um anel metálico marcando o diâmetro limite. Para que a distância seja medida, o lançamento precisa ser feito de maneira a que o implemento caia dentro de uma área marcada num ângulo de 34,92° à frente.
Lançamento de martelo é uma modalidade olímpica de atletismo. Assim como o lançamento de dardo e o lançamento de disco, este esporte é chamado oficialmente de lançamento.
O chamado martelo na verdade é uma esfera de metal – geralmente aço inoxidável ou bronze – com 7,26 kg de peso no masculino e 4 kg no feminino. Ela é presa a um cabo de aço na ponta do qual existe uma manopla, onde o atleta segura para o lançamento.
O cabo deverá ser de arame de aço, com diâmetro mínimo de 3mm. O punho tem a forma de um triângulo com os cantos arredondados, e deverá se ligar ao cabo de modo que não possa girar na função (FACCA, 1974, p. 28). São os giros que o martelo realiza quando impulsionado pelo atleta, em sua posição inicial.
O Arremesso do Peso tem como objetivo lançar uma bola feita de metal, o mais distante possível. O peso da esfera varia de acordo com a categoria do atleta. ... Cada atleta tem três tentativas. Quem, ao final de tudo, arremessar mais longe, leva o ouro.
ATLETISMO - OS ARREMESSOS O objetivo é arremessar o mais longe possível uma bola de metal maciço. Para os homens, o peso tem 7,260 kg; para as mulheres, 4 kg. No arremesso, o atleta mantém o braço flexionado, apoiando o peso junto ao pescoço. Deve permanecer dentro de um círculo com 2,1 metros de diâmetro.
As modalidades oficiais de arremesso e lançamentos abrangem o arremesso de peso, e lançamentos de martelo, disco e dardo. Esses são realizados dentro de áreas limitadas. Os lançamentos dividem-se em três partes: lançamento do martelo, do disco e do dardo.
IV-O peso é a única prova de arremesso no atletismo. V-Tanto as provas de lançamento como arremessos, o objetivo é fazer com que os implementos (martelo, dardo, peso e disco) alcancem a maior distância possível.