A amnésia provocada pelo consumo excessivo de álcool é um problema sério que se caracteriza pela incapacidade do cérebro registar os eventos ocorridos durante a bebedeira.
Algumas pessoas têm um componente bioquímico no cérebro que faz com que o álcool afete mais fortemente a atividade cerebral em áreas ligadas ao autodomínio, atenção e memória de trabalho. Com isso, elas ficam mais propensas a perder a memória quando bebem – e nem precisa ser uma bebedeira daqueeeelas.
Dormir, claro, sempre ajuda a memória a ser recobrada, especialmente porque nesse tempo você interrompe o consumo da bebidas e mantém seu metabolismo concentrado em diluir o álcool de seu sangue. Mas, claro, o melhor remédio contra os tais apagões de tanto beber é controlar a quantidade de você bebe!
Veja a receita do suco tira ressaca “O álcool causa uma inflamação aguda no estômago e agride o fígado, gerando enjoo, vômito e mal estar. O sistema nervoso também é afetado, então surge a dor de cabeça”, conta Alfredo Salim Helito, clínico geral do Hospital Sírio-Libanês.
Além da preocupação com a dependência, temos ainda os danos que o uso frequente de álcool causa aos órgãos internos. Os mais vulneráveis são: Cérebro – o álcool afeta o Sistema Nervoso Central e pode causar perda de reflexo, problemas de atenção, perda de memória, sonolência e coma, que pode levar à morte.
Para curar a ressaca mais rápido, é essencial beber bastante água para se hidratar, mas também é recomendado:
Mudanças dramáticas de humor enquanto se ingere bebida alcoólica são normais, mas para algumas pessoas, a ingestão as conduz a um comportamento agressivo, desagradável e violento. ... Essa não é a primeira vez que o córtex pré-frontal é envolvido em estudos sob a agressão causada por consumo de álcool.
Bebeu demais? Veja 7 dicas para curar a indesejada ressaca
Porém, um novo estudo realizado pela Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, mostrou que a ideia de que o álcool transforma o indivíduo em “outra pessoa” é um mito. A personalidade praticamente não muda, o que acontece é uma perda de inibições e aumento de extroversão, de acordo com psicólogos.
A bebida alcoólica pode provocar diversos efeitos além da euforia, prazer e excitação. O excesso de álcool no cérebro leva a efeitos psíquicos como redução da concentração, da atenção, da memória recente e da capacidade de julgamento.
“Desculpa tudo aquilo que eu te falei. A pesquisa provou que que o álcool não muda os pensamentos de uma pessoa, mas sim a torna mais despreocupada com o que está falando. ... Resumindo: Quando você está bêbado você fala tudo aquilo que normalmente não teria coragem.
Em especial, existe o “Beber Pesado Episódico” (BPE), que é definido pela OMS como o consumo de 60 g ou mais de álcool puro (cerca de 4 doses) em pelo menos uma ocasião, no último mês.
O especialista alerta: se a pessoa decidir beber mais, o tempo de espera pode ser maior do que as 12 horas recomendadas. Se a quantidade de álcool for muito grande, o álcool sai do sangue em até 12 horas, mas os efeitos no cérebro continuam - a conhecida ressaca.
O organismo tem uma velocidade de eliminação do álcool também variável, mas em média é de 0,10 g/L por hora. Estados severos de embriaguez podem corresponder a quantidades de álcool no sangue que necessitem de 10 a 12 horas para ser eliminadas.
5 dicas para beber sem ficar de ressaca
Se for a um restaurante provavelmente vão te servir uma taça de 125ml, com 1,5 unidades de álcool. Mas a real é que em casa enchemos muito mais, totalizando uma taça de 250 ml, que contêm 3 unidades, ou seja, 30ml de álcool puro na bebida.
Duas doses de vodka é o suficiente para embriagar e alterar os reflexos “finos”, especialmente entre as mulheres, que tem uma deficiência na enzima desidrogenase, responsável, entre outras funções, pela absorção de álcool no organismo.
Você não ficaria bêbado, nem corre o risco de ter a carteira de habilitação apreendida, mas ingere uma pequeníssima porção de álcool toda vez que toma refrigerantes como Coca-Cola ou Pepsi. ... Ele insistiu, entretanto, que a bebida continuará a ser reconhecida como não alcoólica por governos em todo o mundo.
Inalação O produto transformava bebidas alcoólicas em vapor, quer era levado até o organismo por meio de um inalador. Dessa forma, o álcool chegava muito mais rápido até a corrente sanguínea, potencializando o processo.
Misturar álcool com refrigerante diet pode facilitar embriaguez. Experimentos mostraram efeito em voluntários que tomaram drinks de vodca. Com mistura, álcool entrou no sangue mais rápido e em concentração maior. Cuidado com ingredientes de bebidas alcoólicas baseados em refrigerantes diet.
Os pesquisadores concluíram que indivíduos que consumiam bebidas energéticas com uma maior frequência (52 vezes ou mais em um ano) eram mais propensos a ficar bêbados cada vez mais jovens, a beberem maiores quantidades de álcool e desenvolviam mais facilmente a dependência alcoólica do que aqueles que não consumiam ...
Quando consumidos em excesso, os energéticos podem desencadear reações bem desagradáveis, como queimação no estômago, taquicardia, náuseas e até diarreia. A dose diária recomendada por especialistas é de uma latinha por dia de bebida energética. Os efeitos estão relacionados com a quantidade.