crossorigin="anonymous">
O que deve fazer parte de um modelo de carta de referência
Quem irá elaborar uma carta de recomendação precisa se atentar ao conteúdo, escrevendo sobre:
A carta de recomendação profissional é um documento fornecido pela empresa em que uma pessoa já trabalhou, com o intuito de recomendá-la como um bom profissional, apto para exercer determinada função. ... A carta de recomendação é um documento separado da lista de referências no currículo e deve ser enviado como um anexo.
Na saga pela procura de uma vaga de emprego, muitas vezes as empresas exigem que uma carta de apresentação seja enviada junto ao currículo. É um documento a parte que os recrutadores pedem para poder conhecer mais detalhadamente o perfil do candidato e avaliar se encaixa dentro das funções exigidas pela vaga.
Na carta de apresentação, você deve falar rapidamente sobre sua experiência, seu conhecimento e suas principais habilidades. Na hora de escrever, preste muita atenção ao anúncio. A ideia é mostrar, em poucas palavras, que você é o profissional perfeito para desempenhar a função a que está se candidatando.
Como finalizar a sua Carta de Apresentação de forma profissional
Carta de referência apresenta habilidades e qualidades do profissional. O documento, também chamado de carta de recomendação, consiste em indicar as habilidades e qualidades de um funcionário, para que ele tenha mais chances de ingressar em outro emprego sendo bem visto pela empresa.
O que é uma carta de recomendação? As cartas de recomendação profissional funcionam como um atestado de suas qualidades no trabalho ou acadêmicas ou, mesmo, como um relato de como você é no dia a dia da empresa.
Quem pode te dar uma carta de recomendação Você pode solicitar a carta ao seu antigo chefe ou coordenador, a um professor ou a um orientador acadêmico e, até mesmo, a algum colega de escola que tenha participado de alguma produção científica ou desenvolvido um trabalho importante ao seu lado.
A carta de recomendação é elaborada normalmente por alguém que trabalhou com o recomendado e dispõe de um depoimento pessoal positivo sobre ele enaltecendo suas qualidades e expertise como profissional dedicado.
Como solicitar uma carta de recomendação profissional?
É com prazer que recomendo [nome] para [cargo] na [nome da empresa]. [Nome] e eu [incluir o tipo de relacionamento] na [empresa] por [período de tempo]. Eu gostei do tempo que trabalhei com [nome] e descobri que [ele/ela] é uma pessoa muito valiosa para qualquer equipe.
“Desde já agradeço pela oportunidade de me candidatar à vaga e coloco-me inteiramente à disposição para maiores explicações, caso seja necessário. Desejo-lhe que tenha um ótimo dia.
Como escrever uma carta de recomendação?
Como enviar a recomendação?
Ao fazer uma recomendação, tenha em consideração estes aspetos:
Como pedir uma carta de recomendação? É importante pedir com antecedência a alguém que conheça bem o seu trabalho ou o seu histórico acadêmico. Se você puder fazer o pedido ao vivo, é interessante aproveitar a oportunidade. Mas se for pedir a alguém muito ocupado, um e-mail pode ser melhor.
É geralmente nas fases finais de um recrutamento que a empresa pede para que você envie uma carta de recomendação. Isso significa que você está sendo seriamente considerado para a vaga, e eles querem confirmar algumas de suas qualidades com ex-colegas.
Você pode pedir uma referência por telefone, e-mail, carta, ou até pessoalmente. E-mails ou cartas são as melhores formas de pedir uma referência profissional ou pessoal porque se a pessoa não estiver confortável em te recomendar, será mais fácil para ela escrever do que falar pessoalmente.
Uma das formas de buscar referências profissionais, muito utilizada pelos recrutadores, é o contato por telefone. Para isso, você deve solicitar ao candidato uma lista de pessoas com quem ele trabalhou e o contato de cada uma delas.
A experiência técnica na área é o principal item avaliado pelos selecionadores para a contratação de um candidato. ... É importante ressaltar no currículo a sua experiência profissional relacionada ao seu objetivo, demonstrando a sua qualificação para ocupar o cargo de interesse.
Referência é o conjunto padronizado de elementos que identificam os documentos citados no trabalho. Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não.