METABOLISMO FISIOLOGICO DA BILIRRUBINA O metabolismo da bilirrubina pode ser subdividido em captação, armazenamento, conjugação e secreção hepática, na qual se encontram enzimas cujas atividades podem ser alteradas causando processos patogénicos.
A bilirrubina direta é eliminada através das vias biliares em direção ao trato gastrointestinal, onde será eliminada nas fezes.
A icterícia costuma aparecer entre o segundo e o terceiro dia de vida e dura em média dez dias, com exceção nos que nascem prematuros, que podem apresentar formas mais intensas e prolongadas.
A icterícia pode resultar de distúrbios graves, tais como incompatibilidade entre o sangue do recém-nascido e da mãe, decomposição excessiva de glóbulos vermelhos ou infecção grave. Se a icterícia se desenvolver em um recém-nascido em casa, os pais devem entrar em contato com o médico imediatamente.
Se for uma icterícia leve, apenas o rostinho e o tórax da criança ficam amarelados, se o fenômeno é muito intenso, as pernas e os pés também podem apresentar a cor amarela.
A bilirrubina conjugada é excretada na bile ou então é reduzida, no intestino, em urobilinogênio e estercobilina, que dá cor às fezes. Esse tipo de icterícia surge cerca de 48 a 72 horas após o nascimento do bebê, dura, em média, sete dias e, de uma maneira geral, é benigna e reversível.
Como fazer? Para dois litros de água, coloque 10 colheres de sopa de picão. Faça o chá a partir de uma infusão, fervendo a água e após desligar o fogo, acrescente as folhas de picão. Deixe descansar tampado, por alguns minutos e dê banho de balde (ofurô) no bebê com o chá.
A icterícia neonatal pode ser prevenida através de orientações no pré-natal e, no caso da incompatibilidade sanguínea, a mãe que tem o fator Rh negativo deve tomar uma dose da vacina de imunoglobulina anti-Rh (Rhogam) na 28ª semana de gestação e outra até 72 horas após o parto.
Os olhos amarelos no recém-nascido normalmente são causados por uma situação chamada icterícia neonatal, que é caracterizada pelo excesso de bilirrubina na corrente sanguínea do bebê.
Coloque o bebê em um ângulo de 45°, algo "muito importante", segundo o médico, pois ajuda a manter o controle sobre ele e não permite que sua cabeça "caia para trás", e o balance suavemente. O movimento pode ser realizado de cima para baixo, ou mesmo "agitando" delicadamente.
Portanto, são cuidados de enfermagem ao RN em fototerapia: fazer exame físico, determinar peso e idade gestacional, monitorar alterações cutâneas, evitar uso de fraldas exceto em RN pré-termo, verificar a superfície da pele exposta luz, posicionar corretamente obedecendo distância mínima, utilizar proteção ocular opaca ...
Como acalmar um bebê? Conheça 7 dicas
12 dicas para fazer o bebê parar de chorar
Como o sistema digestivo do bebê ainda é imaturo, ele pode chorar de cólica, devido a gases ou porque está com dificuldade de fazer cocô. Em alguns casos, o bebê chora porque sofre de refluxo, ou seja, o leite fica voltando mais do que o normal e provoca dor e desconforto.
É difícil resistir ao choro de um bebê e não o confortar para parar o chororô. Mas um novo estudo descobriu que deixar que eles chorem sozinhos até pegar no sono não faz mal à saúde e nem gera traumas emocionais.
Nos primeiros meses de vida, os bebês não conseguem expressar suas necessidades em palavras, mas têm uma maneira eficaz de se comunicar. Chorar é a maneira como seu bebê se comunica com você, e aprender a entender os diferentes tipos de choro ajudará você e seu bebê a ficarem mais calmos e felizes.
Ainda assim, muitos bebês nascem sem chorar. Isso acontece porque alguns são mais sonolentos e calmos do que outros. Se ele não chorar, o médico ou a pessoa que auxiliou no parto vai estimular o bebê a chorar a fim de limpar imediatamente as vias respiratórias que ainda estão cheias de líquido amniótico.
Com três meses a habilidade aprendida é o choro como forma de comunicação. Então ele chora pra tudo. Pode ser desafiador descobrir o motivo: quero tomar banho, tá calor, quero colo, quero ver aquela coisa colorida lá, quero peito, quero conversar… Então essa é a primeira coisa: bebês de três meses choram bastante.