Na escala fixa ou principal do paquímetro, a leitura feita antes do zero do nônio corresponde à leitura em milímetro . Em seguida, você deve contar os traços do nônio até o ponto em que um deles coincidir com um traço da escala fixa. Depois, você soma o número que leu na escala fixa ao número que leu no nônio.
Para calcular a sensibilidade S do paquímetro (em milímetros ou polegadas), divide- se o menor valor da escala fixa (régua) pelo número de divisões da escala móvel (Vernier ou Nônio).
Inventado por Pedro Nunes, em meio à problemática do desenvolvimen- to das grandes navegações portuguesas do século XVI, seu aperfeiçoamento por Clavius e seu desenvol- vimento por Vernier, conduziu à criação do paquímetro.
Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, entre outros. Esse paquímetro pode apresentar haste simples ou com gancho. Serve para medir dentes de engrenagens. Utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe e ideal para controle estatístico.
O paquímetro é um equipamento utilizado para medir comprimentos e diâmetros ósseos. Ele é um instrumento fundamental para acompanhar a composição corporal e avaliar o crescimento. Este tipo de aparelho também é muito utilizado para medir pacientes acamados e a estatura de crianças.
Assim como na leitura do sistema métrico, efetuaremos o procedimento de leitura dos paquímetros em polegada fracionária da seguinte forma: Leitura da escala principal na parte de polegada dos valores que estão à esquerda antes do zero do nônio de polegada.
Régua
Régua
Régua
Para abrir um paquímetro em uma medida dada em polegada fracionária, devemos: 1º passo - Verificar se a fração tem denominador 128. Se não tiver, deve-se substituí-la pela sua equivalente, com denominador 128. Ex. 9/64” = 18/128” 2º passo - Dividir o numerador por 8, que é o número de divisões do nônio.