Protágoras de Abdera foi um dos grandes filósofos sofistas na Grécia Antiga. É conhecido por sua célebre frase “O homem é a medida de todas as coisas”. Essa frase representa seu pensamento sobre a subjetividade e particularidade de cada indivíduo. Ou seja, para ele, tudo é relativo e não existe uma verdade absoluta.
O homem é a medida de todas as coisas é um trecho de uma frase dita pelo sofista grego Protágoras. O significado de O homem é a medida de todas as coisas se refere à noção do relativismo, onde cada indivíduo compreende uma coisa de sus forma específica. ... Ou seja, cada indivíduo constrói sua própria verdade.
411 a.C.
A seu modo, e contrariamente ao que pensa Sócrates, Protágoras considera a excelência política como o resultado de um ensinamento regular, capaz de nos voltar para a via de uma “virtude” construída tal como um discurso (um logos) ou como uma obra de arte.
* Protágoras pensava que o homem é a medida de todas as coisas, inclusive da verdade que não poderia ser pautada, portanto, pela fé nos deuses. Seu pensamento pode ser considerado humanista e relativista.
FILOSOFIA doutrina que rejeita a validade universal dos valores (morais, estéticos, etc.)
O relativismo é uma postura de interpretação da realidade que sugere que tudo deve ser encarado segundo o conceito da relatividade, ou seja, a percepção de determinado fenômeno está condicionada à realidade do interlocutor, e não poderia, portanto, ser tomada como uma conclusão válida no plano geral, e sim apenas no ...
O relativismo cultural é exatamente ao contrário do etnocentrismo. ... De acordo com o conceito da antropologia, o etnocentrismo é a visão que alguém tem sobre sua própria cultura. Por exemplo: a correta é apenas a sua, considerando todas as outras em um plano inferior a sua.
O relativismo ético coloca no mesmo plano todas as escolhas morais e, portanto, não sabe mais estabelecer uma hierarquia entre as ações do ponto de vista do bem e do mal. O relativismo religioso coloca no mesmo plano todas as religiões – considerando-as todas como expressões de um “espiritualismo” geral.
A sociedade hodierna é constantemente invadida por diversos modos de pensar e agir. Não há como definir quem tem razão, afirmam os relativistas. ... Estes acham que ninguém tem autoridade para ensinar aos outros o bem e o mal, o moral e o imoral.
Entenda-se por relativismo a teoria filosófica fundada na relatividade do conhecimento, recusando toda e qualquer verdade ou valor tidos como absolutos. A opinião e o ponto de vista são importantes meios válidos de conhecimento. ... Toda a verdade é relativa a uma cultura ou sociedade específicas.
O relativismo pós-moderno é insustentável e não tem um pingo de lógica — afirma que não há verdades não relativas quando essa mesma afirmação pretende ser encarada como não relativa.
O pensamento pós-moderno baseia-se na teoria crítica, que considera os efeitos da ideologia, da sociedade e da história na cultura. O pós-modernismo e a teoria crítica geralmente criticam as ideias universalistas de realidade objetiva, moralidade, verdade, natureza humana, razão, linguagem e progresso social.
Essa tendência se manifesta também num novo movimento religioso, de fronteiras mal definidas, ligado à chamada pós modernidade. Nele há uma redescoberta do divino e do sagrado, separada, porém, de uma fé clara num Deus pessoal ou da adesão a uma religião bem definida, institucio nalizada.
Entre as características do chamado pensamento pós-moderno está o irracionalismo, o antifundacionismo (a impossibilidade de se fundamentar a filosofia em um princípio universal) e o relativismo. Alguns dos filósofos mais influentes no pensamento pós-moderno são Nietzsche, Heidegger e Wittgenstein.
As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social ...
Dogmatismo é um termo usado pela filosofia e pela religião. ... Na antiguidade, o termo dogma de origem grega significava aparência e expressava uma opinião, crença ou algo que parecia ser, mas, já existiam filósofos dogmáticos como Parmênides, Platão e Aristóteles que se recusam a crer nas verdades estabelecidas.
Além da crítica à teoria do conhecimento e a fundação de um novo método filosófico para entender o mundo, Nietzsche elabora uma crítica aos sistemas morais que pretendem estabelecer uma valoração unilateral e desprezam a origem histórica e cultural dos valores morais.
A filosofia pós-moderna pós-estruturalista questiona a importância das relações de poder, personalização e discurso na "construção" da verdade e das visões de mundo. Muitos pós-modernistas parecem negar a existência de uma realidade objetiva e parecem negar a existência de valores morais objetivos.
A filosofia contemporânea é a maneira de pensar racionalmente desenvolvida desde o final do século XVIII até os dias atuais. A Revolução Francesa é o marco inicial da chamada Idade Contemporânea, da qual a filosofia contemporânea faz parte.
Chamamos de filosofia contemporânea aquela que teve início no século 19, atravessou o século 20 e chegou até os dias de hoje. A filosofia contemporânea fundamenta-se em alguns conceitos que foram elaborados no século 19. Um desses conceitos é o conceito de história, que foi formulado pelo filósofo G.W.F. Hegel.
Iniciada com a Revolução Francesa, a Idade Contemporânea é caracterizada como o período de expansão do capitalismo a todo o globo. Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da História, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais.
A filosofia moderna é a corrente filosófica que tem início no século XV e vai até o século XVIII. ... Muitos autores, no entanto, consideram o marco inicial da filosofia moderna os pensamentos produzidos por René Descartes, no século XVII, e o fim é marcado pelos trabalhos de Ludwig Wittgenstein, no século XX.
No blog de hoje, listamos os filósofos mais importantes da atualidade que podem vir a cair na prova do ENEM e de outros vestibulares.
Conheça 6 dos filósofos mais importantes da história
12 filósofos brasileiros que você precisa conhecer
Da ética de Aristóteles ao super-homem de Nietzsche, conheça os pensadores mais influentes do mundo e as ideias que pregaram
Tales de Mileto
Tales foi o primeiro filósofo do Ocidente. Nasceu na cidade de Mileto, aproximadamente no ano 625 a.C. Essa cidade ficava na região da Jônia, localizada na Ásia Menor.
O idealismo como filosofia sofreu um forte ataque no Ocidente na virada do século XX. Os críticos mais influentes do idealismo epistemológico e ontológico foram G. E. Moore e Bertrand Russell, mas seus críticos também incluíram os novos realistas.