A principal característica das soluções é serem homogêneas, pois isso significa que o soluto está dissolvido de modo uniforme por toda a sua extensão. ... Se um técnico colher várias amostras de determinada solução, todas terão as mesmas propriedades, pontos de fusão e ebulição, densidade e composição.
As propriedades coligativas são as propriedades do solvente que se modificam na presença de um soluto não volátil e que dependem apenas do número de partículas do soluto. As propriedades coligativas são aquelas que percebemos quando é adicionado um soluto não volátil a um solvente.
Efeito Ebuliométrico A ebulioscopia, também chamada de ebuliometria, é um fenômeno que contribui para o aumento da variação de temperatura de um líquido durante o processo de ebulição.
Tem mais depois da publicidade ;) As propriedades coligativas são propriedades que se originam a partir da presença de um soluto não-volátil e um solvente. A intensidade da ocorrência dessas propriedades varia de acordo com a quantidade de partículas encontradas na solução.
Pressão de vapor ou efeito tonoscópico O efeito tonoscópico é a diminuição da pressão de vapor de um líquido quando um soluto não volátil é adicionado a ele. Podemos afirmar que o soluto dificulta a evaporação do solvente.
O sal adicionado aos alimentos tem outras funções na tecnologia alimentar, além de sua ação desidratante e consequentemente bactericida. O sal ressalta o paladar do alimento e ajuda na digestão. A salgação pode ser seca ou úmida.
Você já se perguntou por que sal, açúcar e vinagre conservam os alimentos? A resposta está relacionada à famosa osmose, processo no qual ocorre a passagem de água de um meio hipotônico (com pouco soluto) para um meio hipertônico (com muito soluto)!
Tem variadas actividades biológicas, como anti-bacteriana e anti- infecciosa, anti-oxidante e de regulação da glicémia e do metabolismo lipídico (Chen et al., 2016). É precisamente devido à actividade anti-microbiana do vinagre que é retardada a deterioração dos alimentos a que é adicionado.
O uso de vinagre e sal de cozinha em uma salada de alface, além de conferir mais sabor, serve também para eliminar microrganismos causadores de doenças, como as amebas, por exemplo. O inconveniente do uso desse tempero é que, depois de algum tempo, as folhas murcham e perdem parte de sua textura.
O sal retira a água dos alimentos por pressão osmótica, que puxa a água com concentração de sal baixa para fora do alimento através das membranas celulares semi-permeáveis.
A salga impede o desenvolvimento de microrganismos, e é especialmente indicada para carnes. Quando o sal absorve a umidade dos alimentos, ele cria uma condição favorável para evitar a proliferação de bactérias. Alguns tipos de salga podem conservar os alimentos por anos.
A utilização de sal de cozinha (cloreto de sódio) como conservante de diversos alimentos é uma técnica bem antiga e muito efetiva. O cloreto de sódio absorve a água do produto e dos micro-organismos, através da osmose, eliminando estes micro-organismos e conservando o produto.