Home page. O folguedo do BOI DE MAMÃO surgiu do folclore do bumba-meu-boi - brincadeira trazida para o Brasil quando ainda colônia portuguesa, pela a vinda de soldados pernambucanos transferidos para Desterro, no início do século XIX. ... este folguedo catarinense é filho legitimo do Bumba Meu Boi ou Boi Bumbá.
Amo: representa o papel do dono da fazenda, comanda o grupo com auxílio de um apito e um maracá (maracá do amo) canta as toadas principais; Pai: Chico ou Mateus. Mãe: Catirina ou Catarina. Boi: é a principal figura, consiste numa armação de madeira em forma de touro, coberta de veludo bordado.
Considerada a segunda maior festa do Brasil, somente superada pelo Carnaval do Rio, o evento mostra o “Boi-Bumbá”, a disputa entre dois grandes grupos folclóricos da região, representados por 'bois' de pano: um branco com um desenho de coração vermelho na testa, chamado Garantido; um outro preto, com uma estrela azul, ...
Durante a dança, o boi é morto, sendo logo em seguida ressuscitado por um puxão no rabo e volta a dançar. Na dança o boi abaixa e levanta a cabeça, dançando de forma desorientada, sobre os outros personagens. Esta manifestação do folclore brasileiro é uma das mais populares do nosso país.
Inserido na cultura popular, é no estado do Maranhão que a festa do Bumba meu boi tem maior representatividade, nas festas em comemoração aos santos populares. A festa ocorre nos meses de junho e julho, em São Luís, desde o século XVIII.
A festa do boi Bumbá surgiu no Norte do Brasil e o único fato que explica seu surgimento foi que, durante o período de dominação holandesa na região, onde conta a história de uma escrava que estava com desejo de comer língua de boa.
Parintins é uma cidade localizada no Estado do Amazonas e faz fronteira com o estado do Pará. O lugar é uma ilha, conhecida como Tupinambrana, descoberta em 1796. É o palco da maior manifestação cultural do Norte brasileiro, o Festival Folclórico de Parintins.
O boi-bumbá, ou bumba meu boi, é uma das festas populares mais importantes do folclore brasileiro. ... O enredo da encenação do boi-bumbá varia um pouco, mas o tema central é a morte e a ressurreição de um boi. Um homem representa o boi. Ele veste uma armação de madeira com pano e usa uma cabeça do animal feita à mão.
Folclore. A dança folclórica do bumba meu boi é um dos traços culturais marcantes na cultura brasileira, principalmente na região Nordeste. A dança surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios.
Trata-se de uma espécie de auto que mistura teatro, dança, música e circo. Nos diferentes estados onde ocorre, recebe diversos nomes, como Boi-Bumbá ou Boi-de-Parintins, no Amazonas; Bumba-Meu-Boi, no Nordeste; Boi-de-Mamão, em Santa Catarina; Boizinho, no Rio Grande do Sul, e outros.
O enredo do Bumba-meu-boi conta a história de Pai Francisco, um escravo que, para saciar o desejo de sua esposa grávida por uma língua de boi, mata o gado de estimação do senhor da fazenda. ... O nordeste brasileiro vivia da monocultura e da criação de gado, apoiando-se em um regime de escravidão.
No Maranhão, o Bumba-meu-boi é a principal atração dos festejos juninos. Os grupos de Boi do Maranhão são divididos em sotaques (estilos, formas e expressões). Entre os sotaques estão: Sotaque de Matraca, Sotaque de Zabumba, Sotaque de Orquestra, Sotaque da Baixada, Sotaque de Costa-de-Mão.
O bumba meu boi tem influências das culturas africana, europeia e indígena e a história que envolve sua dança é de um casal de escravos, Pai Francisco e Mãe Catirina (ou Catarina). Grávida, Catirina começa a ter desejos por língua de boi.
Origem do Bumba meu boi Segundo os historiadores, a manifestação teve origem na cultura dos países da Europa, especialmente da tradição luso-ibérica do século XVI, e foi trazida para o Brasil através de colonizadores portugueses, misturando-se à cultura dos países da África e indígena.
Modo de fazer:
A lenda da dança conta a história de um casal de escravos, Francisco e sua esposa Catirina, que por estar grávida, deseja comer a língua de um boi. ... A tradição do bumba meu boi em Parintins é representada por duas agremiações que são os bois: Garantido (o coração vermelho) e o Caprichoso (a estrela azul).
I - O mestre é quem conduz a festa, marcando a levada rítmica com seu maracá, puxando as toadas e mediando o enredo.
Sotaque de matraca - é o mais popular e com maior numero de grupos no Estado, tendo surgido em São Luís e tem influência indígena. O instrumento que dá nome ao sotaque é composto por dois pequenos pedaços de madeira, o que motiva os fãs de cada boi a engrossarem a massa sonora de cada "Batalhão".
boi Garantido
Nego Chico e Catirina Depois do boi, são os personagens principais do auto. Representam um casal de escravos, ou de trabalhadores rurais (dependendo do tipo de enredo escolhido).
O Bumba Meu Boi ou Boi Bumbá é uma dança folclórica brasileira, que reúne personagens humanos e animais fantásticos. Durante a apresentação é narrada a história sobre a morte e a ressurreição de um boi. O Dia Nacional do Bumba Meu Boi é celebrado dia 30 de junho.
As apresentações, que começam na última sexta-feira do mês de junho indo até domingo, simbolizam uma disputa a céu aberto entre duas agremiações folclóricas Boi Garantido (vermelho) e Boi Caprichoso (azul), que acontece no Centro Cultural de Parintins, mais conhecido como Bumbódromo, com capacidade para 35 mil ...
Boi Garantido
O local mais conhecido como Bumbódromo, possui o formato de cabeça de boi e tem capacidade de reunir 35 mil pessoas. O público fica na arquibancada apreciando os desfiles e torcendo pelos seus candidatos favoritos. Os concorrentes são dois bois, o boi Caprichoso e o boi Garantido.
Marujada
A versão em alvenaria, definitiva, foi inaugurada em 1988 e tem capacidade de receber até 35 mil espectadores. Em Parintins, a festa dura três dias e três noites e as torcidas dos bois-bumbás dividem a cidade nas cores azul e vermelho. Azul representa o Caprichoso e vermelho o Garantido.
Antes de iniciar o 53° Festival Folclórico de Parintins, nesta sexta-feira (29), os bumbás Garantido e Caprichoso prestam uma verdadeira homenagem às três décadas de fundação do Bumbódromo, palco da disputa de cores dos bois da Ilha Tupinambarana.
Garantido vence o 54º Festival de Parintins e soma 32 títulos.
1965