As principais propriedades periódicas são: Raio atômico, Energia de Ionização, Afinidade eletrônica e Eletronegatividade.
A eletronegatividade representa a tendência que um átomo tem de atrair elétrons para si em uma ligação química covalente em uma molécula isolada.
Propriedades aperiódicas: os valores dessa propriedade variam à medida que o número atômico aumenta, mas não obedecem à posição na Tabela, ou seja, não se repetem em períodos regulares. São elas: calor específico, índice de refração, dureza e massa atômica.
porque todos os atomos buscam uma estabilidade eletronica para se mesmo, essa estabilidade é alcançada quando eles estão no menor nivel de energia interna possivel. e a maioria dos atomos só encontram o nivel mais baixo de energia interna quando estão ligados com outros atomos.
Os demais elementos da Tabela Periódica precisam realizar ligações químicas para ficar com a configuração eletrônica dos gases nobres, ou seja, ficarem com oito elétrons na última camada eletrônica ou com dois elétrons para os átomos que possuem somente uma camada eletrônica, a camada K.
O carbono realiza ligações do tipo covalente com ametais (C, O, S, Cl, Br, I, F, etc.) e hidrogênio. Estas ligações podem ser do tipo σ ou π de acordo com o entrosamento de orbitais na realização da ligação.