As bactérias comensais do intestino são extremamente benéficas para a saúde humana, facilitando o metabolismo dos nutrientes e a resistência à colonização patogênica, promovendo a integridade das células epiteliais, além do claro desenvolvimento do sistema imunológico.
As bactérias no intestino cumprem uma série de funções úteis para os seres humanos, incluindo a digestão de substratos de energia não utilizada, estimulando o crescimento celular, reprimindo o crescimento de micro-organismos nocivos, treinando o sistema imunológico a responder apenas aos patógenos, e defesa contra ...
Quais bactérias existem no intestino? No intestino existe o que chamamos de microbiota, que são os conjuntos dos microbiomas. Na microbiota intestinal, os microrganismos são separados em 4 filos: Bacteroidetes, Firmicutes, Proteobacteria e Actinobacteria. Podendo ser benéficos ou patogênicos.
Entenda a infecção intestinal Esse agente (patogênico) pode ser qualquer tipo de microorganismo que causa doença na região, como parasitas, fungos, vírus e bactérias. Podem entrar no corpo de diversas formas, como pela ingestão de alimentos e água contaminados. Pode acontecer também por higiene inadequada.
A Gastroenterite é uma inflamação do trato digestivo que atinge principalmente estômago e intestino. Os sintomas incluem náuseas e vômitos, diarreia aquosa, dor abdominal e cólicas. Muitas vezes são acompanhados de inchaço, febre baixa, calafrios, dor de cabeça e cansaço ou fraqueza geral.
A maioria dos casos de gastroenterite viral melhorará sem tratamento específico. Crianças com gastroenterite viral devem descansar e tomar muitos líquidos. É, geralmente, útil oferecer pequenas quantidades de fluidos com frequência, embora as bebidas açucaradas devam ser evitadas, pois podem piorar a diarreia.
Diagnóstico. Quando os sintomas sugerem uma possível infecção gastrointestinal, o diagnóstico pode ser confirmado por um teste de laboratório, usado para a cultura ou a detecção de antígenos em amostras fecais. Em alguns casos (por exemplo, para. coli, Salmonella, C.