A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).
Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis) , Meio Ambiente (Os ciclos da ...
Veja qual é o papel dos temas transversais na educação De acordo com o MEC, “os temas transversais na educação estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social, dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva, e com a afirmação do princípio da participação política.
O princípio da transversalidade vem justamente propor o desafio do diálogo entre as fronteiras do saber e poder, de uma permanente e cooperativa reinvenção das linhas dessas fronteiras, em que se criem novos modos de se produzir saúde e, portanto, da produção de novos sujeitos.
substantivo feminino Particularidade, característica ou estado de transversal. Característica de uma disciplina que fornece instrumentos para compreender outras por meio da evidenciação das relações entre elas: a deputada propôs a transversalidade na educação especial.
Transversalidade : Trata-se de concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de abertura da comunicação intra e intergrupos e ampliam as grupalidades, o que se reflete em mudanças nas práticas de saúde.
Significado de Indissociabilidade substantivo feminino Característica ou particularidade do que é indissociável, inseparável; que não se dissocia; que não pode ser separado nem desunido.
Significado de Erudita [Linguística] Que mantém a mesma origem, formação ou morfologia, da sua forma clássica: palavra erudita.
O conceito de indissociabilidade remete a algo que não existe sem a presença do outro, ou seja, o todo deixa de ser todo quando se dissocia. Alteram-se, portanto, os fundamentos do ensino, da pesquisa e da extensão, por isso trata-se de um princípio paradigmático e epistemologicamente complexo.
O segundo princípio é a indissociabilidade entre atenção e gestao, a proposta é cor responsabilizar o assistido pela saúde, logo as decisões devem ser tomadas em conjunto e todos devem conhecer como funciona a gestao dos serviços e redes de saúde, o terceiro é o protagonismo, corresponsabilidade e empoderamento dos ...
Entenda o equilíbrio entre os fundamentos da universidade! Um princípio constitucional que rege a Educação Superior é a “indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” (art. 207) – o que chamamos de tripé acadêmico.
Já a pesquisa é o processo de materialização do saber a partir da produção de novos conhecimentos baseado de problemas emergentes da prática social. E a extensão pode ser entendido como processo educativo, cultural e científico, de intervenção nos processos sociais e identificação de problemas da sociedade.
As atividades de Pesquisa, associadas ao ensino e à extensão, são desenvolvidas através do estudo sistemático dos temas e problemas relevantes do ponto de vista científico, socioeconômico e cultural.
Ensino: corresponde as atividades voltadas ao aprendizado dos alunos, como as horas destinadas às aulas em sala, laboratórios, atividades de monitoria, entre outras. Extensão: provavelmente essa é a característica que gere mais dúvidas entre os estudantes, por isso vamos ser mais detalhistas.
O objetivo principal das atividades de extensão é a troca de conhecimentos. ... Entre as atividades de extensão universitária mais comuns estão cursos de formação, capacitação e qualificação abertos ao público, além da elaboração e administração de projetos sociais e ambientais articulados para a comunidade.
Projetos de extensão devem buscar solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação desta com a Universidade. Envolvem ações de conscientização, capacitação, difusão de informação, tecnologia e cultura, consultorias, emissão de laudos, entre outras.
Os projetos de extensão são aqueles que ampliam a atuação do campus universitário para além das salas de aula. Ou seja, a articulação prática do conhecimento científico do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.
Assim sendo, as atividades de extensões do docente se caracterizam por atividades de extensões complementares que vão mais além de uma sala de aula, com isso, pode - se citar práticas de atividades extras dinâmicas a fim de promover uma sociedade melhor e justa para todos.
A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição.
Estrutura do projeto de extensão:
As atividades realizadas durante a prática da extensão promovem a integração entre as múltiplas profissões na busca por um aprendizado não fragmentado e o estreitamento da relação universidadecomunidade de forma multiprofissional e interdisciplinar, que possibilita ao acadêmico uma visão que abrange o ser humano como ...
1- Criar seu público online. 2- Apresentar algo mais geral. 3- Gerar lucro antes de ter um curso mais longo. 4- Iniciar com um projeto mais simples....
COMO ELABORAR UM PROJETO
Regras da ABNT. Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa: Elementos textuais, tema, Tema/problema, Hipóteses de pesquisa, Justificativa, Objetivos, Exemplos de Verbos para objetivos, Referencial teórico, Metodologia, Cronograma, recursos.