Como exemplos de riscos sistemáticos, podemos citar a inflação, a taxa de juros, as crises internacionais, as guerras, as recessões etc.
De forma simplificada, este risco representa a dificuldade que um investidor tem em transformar os ativos adquiridos (investimentos físicos ou não) em moeda corrente novamente.
Esse tipo de risco pode ser ocasionado por meio de mudanças nos preços e parâmetros do mercado no qual o negócio se enquadra....Tipos de risco de mercado
Os riscos presentes no mercado financeiro consistem na possibilidade de um retorno esperado não se concretizar, seja por influência de um fato econômico, político, organizacional ou até mesmo climático. Em geral, quanto maior o grau de incerteza relacionado ao retorno de um investimento, maior será o seu risco.
Para reverter esse cenário — ou, pelo menos, parte dele — é preciso contar com a análise de riscos financeiros. Essa prática consiste em calcular a probabilidade de um imprevisto acontecer. Com essa informação, você tem mais chance de eliminar as incertezas, antecipar-se às ameaças e traçar um plano B.
Riscos Operacionais A cobertura abrange perdas ou danos causados aos bens segurados e consequente impacto no giro de negócio, exceto os riscos expressamente excluídos. Alguns dos riscos excluídos podem ser segurados mediante a contratação de coberturas adicionais, de acordo com as necessidades do negócio.
Segundo Campos (1994) uma falha operacional ou anomalia é qualquer desvio das condições normais de operação. ... Ou seja, quando estamos falando de falha potencial, as operações não sentiram de fato o efeito de uma anomalia ou problema que se configura em uma anormalidade.
Quanto a sua classificação, as falhas podem ser classificadas de acordo com o tempo de vida do processo, ou seja, seu inicio, maturidade e fim. ... Um exemplo bem simples para entender isso é num processo produtivo, onde a entrada seria o insumo, ou matéria-prima, e a saída o produto ou serviço.
Quais são as formas de evitar erros operacionais?