Além dos alimentos e bebidas naturais, há bebidas com fórmulas enriquecidas para fornecer eletrólitos, são conhecidas como bebidas esportivas. Normalmente, atletas as utilizam para aumentar os níveis de eletrólitos, antes, durante e depois dos treinos, mantendo, assim, a hidratação e o equilíbrio do corpo.
A suplementação através de cápsulas de sal ou repositor hidroeletrolítico é uma forma rápida e prática de repor as perdas de eletrólitos. Outra recomendação importante para os atletas é ter uma alimentação rica em alimentos que contenha esses minerais tais como, frutas, verduras e legumes.
Antes dos exercícios, é indicado ingerir de 200 ml a 400 ml de líquidos. Pode ser suco, água ou isotônico – mas atenção: não beba isotônico antes se você já fez uma refeição com carboidratos, pois a bebida já contém esse nutriente. Durante o exercício, é recomendado consumir entre 500 ml e 2 litros de água e isotônico.
Para quem pratica atividades físicas todos os dias, o ideal é que diferentes isotônicos sejam tomados, para que o organismo tenha acesso a nutrientes diversificados. Apesar de contribuir para a hidratação, é preciso tomar água durante os treinos.
Quando comparamos duas soluções e essas apresentam a mesma concentração de soluto, dizemos que ela é isotônica. Quando uma apresenta maior quantidade de soluto, ela é chamada de hipertônica. ... Se colocarmos uma célula animal em um ambiente isotônico, a água flui na mesma proporção para dentro e para fora da célula.
Indicadas quando há perda de glicose e sais minerais, as bebidas isotônicas não devem ser confundidas com água. Suas funções vão além da hidratação. Repor as energias rapidamente. Assim pode ser descrita, resumidamente, a principal função das bebidas isotônicas.
“O isotônico serve para praticante de atividade física intensa. Uma hora ou uma hora e meia de exercício o corpo começa a perder sais minerais pelo suor, pelo próprio processo da atividade física que é intensa. ... E o isotônico serve para isso”, detalha. Já o hidrotônico possui uma quantidade de eletrólitos menor.
As bebidas hidroeletrolíticas são indicadas quando ocorre a perda de sódio por meio da sudorese, ou seja, do suor, transpiração. A reposição desse mineral é importante para auxiliar na maior absorção da água e carboidratos pelo intestino durante e após a atividade física.