Lá menor (abreviatura no sistema europeu Lá m e no sistema americano Am) é a tonalidade que consiste na escala menor de lá, e contém as notas lá, si, dó, ré, mi, fá, sol e lá. Sua armadura não contém sustenidos nem bemóis. Sua tonalidade relativa é dó maior e sua tonalidade paralela é lá maior.
Lá maior (abreviatura no sistema europeu Lá M e no sistema americano A) é a tonalidade que consiste na escala maior de lá, e contém as notas lá, si, dó sustenido, ré, mi, fá sustenido, sol sustenido e lá. ... Sua tonalidade relativa é fá sustenido menor e sua tonalidade paralela é lá menor.
Fá maior (abreviada no sistema europeu como Fá, e como F no sistema norte-americano) é a tonalidade em que consiste a escala maior de fá, e contém as notas fá, sol, lá, si bemol, dó, ré, mi e fá. ... Sua tonalidade relativa é ré menor e a tonalidade homônima é fá menor.
Então aqui vai uma dica muito objetiva para você: Todo piano ou teclado possui 5 teclas pretas divididas em grupo de duas e três teclas. No grupo de três teclas a nota Si é a primeira tecla branca, depois da terceira tecla preta (Lá#).
Se diminuir meio tom de todas a notas que constroem o acorde de Si maior nós teremos o acorde de Si bemol maior. A primeira nota é Si, menos meio tom dela teremos a nota Sib. A segunda nota é o Ré#, diminuindo meio tom chegaremos na nota Ré. A última nota é o Fá#, diminuindo meio tom teremos a nota Fá.
Veja abaixo uma listagem básica de notas “iguais”, ou seja, de notas que são estão na mesma tecla, sendo sustenido ou bemol:
Na execução da flauta, existem duas formas de executar o Si bemol. O Sib apenas com uso do polegar esquerdo e o Sib com uso do indicador da mão direita. No meio leigo, as vezes o ensino do Sib com uso do indicador da mão direita é ignorado, dificultando o flautista em tocar passagens e escalas cromáticas.
Ao tocar a flauta todas as partes do corpo devem estar em posição natural, evitando qualquer tensão. Manter as costas retas, sem inclinar para frente nem para trás, e os ombros baixos. A flauta deve ser colocada num ângulo de 45º junto ao tórax. Os braços devem estar relaxados, cotovelos separados do corpo.
Ela difere da flauta contralto por 3 semitons e meio (uma quinta abaixo), ou seja, enquanto a soprano começa em DÓ (527,26 Hz) a contralto começa em FÁ (349,23 Hz), abaixo da nota mais grave da soprano.
Existem quatro pontos de apoio para segurarmos a flauta, o polegar da mão direita, o dedo mínimo da mão direita, o dedo indicador da mão esquerda e a região do queixo.
A forma de segurar a Flauta deve ser delicada, sem que os dedos fiquem rígidos, mantendo-a sempre em posição levemente inclinada, para que os lábios tocam levemente no instrumento e você não deve soprar forte.
Se você está procurando um modelo para comprar, temos algumas dicas que podem te ajudar a escolher a flauta doce que mais combina com você....Estilo da Flauta Doce
1.
A extensão normal (registo) da flauta tranversal soprano (que é a mais comum dos tipos de flauta transversal) é de três oitavas completas (C4, C5, C6) podendo chegar até o sol sustenido 7. Algumas flautas modernas com o pé em si permitem também tocar o Si3.
O consort barroco
Esta é uma família de 5 flautas graves, onde a mais aguda é a baixo ou basseto em fá, e a mais grave é uma sub-contrabaixo em fá (2 oitavas abaixo que a basseto).