O Pneumócito tipo I, é responsável pela produção do tecido pulmonar. Pneumócito tipo II é uma célula do tipo pneumócito, encontrada no pulmão. Essas células são responsáveis pela produção e secreção de surfactante um tipo de substância de fosfolipídeo e proteínas que reduz a tensão superficial alveolar.
pneumócito tipo II
Barreira hematoaérea Quatro membranas separam o ar alveolar do sangue capilar, são elas: o citoplasma da célula epitelial; a lâmina basal dessa célula; a lâmina basal do capilar e o citoplasma da célula endotelial.
Os alvéolos pulmonares são um local de realização de trocas gasosas, em que o gás carbônico, presente no sangue, passa para o interior dos alvéolos, e o oxigênio, presente no ar inspirado, passa, do interior dos alvéolos, para o sangue.
O ar entra no trato respiratório através das narinas que são duas aberturas no nariz logo após flui pelas cavidades nasais, revestidas por mucosa respiratória e divididas pelo septo nasal. Possui pelos que tem função de filtração do ar, retendo as maiores partículas.
Nas aves e mamíferos, contêm os ossos turbinados (ou conchas) que dividem cada narina em cavidades designadas por meato comum, médio e ventral e que têm a função de aquecer o ar durante a inspiração e diminuir a umidade durante a expiração.
As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. A região coanal apresenta o Orifício Faríngeo.
O septo nasal, formado por osso (vômer e etmóide) e cartilagem, separa essas duas cavidades. Os pêlos do interior das narinas (vibrissas) filtram grandes partículas de poeira que poderiam ser inaladas. Além disso, a cavidade nasal contém células receptoras para o olfato.
As conchas nasais ocupam um grande espaço em cada cavidade nasal. A projeção dessas conchas dentro da cavidade nasal produz quatro passagens para o ar, chamadas meatos. O meato dorsal leva ao fundo da cavidade do nariz e leva o ar ao contato da mucosa olfatória. O meato médio se liga ao sistema de seios paranasais.
O septo nasal é uma parede constituída de osso e cartilagem, localizada no meio do nariz e responsável por separar uma narina da outra.
Alem dessas funções básicas, o nariz tem o objetivo de tratar o ar que respiramos para que ele possa chegar aos pulmões em boas condições, realizando assim as troca gasosa, cabendo a ele a função de umidificar, aquecer e filtrar o ar que respiramos.
Ocorre também no nariz o aquecimento do ar para que este chegue ao interior do organismo em temperatura semelhante à temperatura interna do corpo. Esse aquecimento acontece porque a cavidade nasal é muito vascularizada e o calor do sangue nesses vasos sanguíneos aquece o ar.
Nas cavidades nasais, encontramos um tecido epitelial rico em glândulas que secretam muco. Esse muco, em razão de sua propriedade pegajosa, é capaz de reter partículas finas, bactérias, poeira e outras substâncias presentes no ar.
O nariz é constituído pelas fossas nasais e pela pirâmide nasal. A pirâmide nasal é a estrutura visível que forma proeminência na face. É constituída essencialmente por lâminas cartilagíneas. Sua parte superior é formada por osso e a parte inferior, por cartilagem.
A presença de carne esponjosa no nariz provoca sintomas como:
A parte interna do nariz é chamada de cavidade nasal. Ela está envolvida na respiração, olfato, fala e paladar. A parte externa do nariz possui uma raiz (superior), um ápice (inferior), o dorso, as narinas e o septo nasal que as divide.
A maneira mais fácil de começar é usar linhas para dividir e definir as proporções do rosto. Comece fazendo duas linhas: uma vertical e uma horizontal, ambas no centro da forma oval. Desenhe o nariz. Divida a metade inferior novamente, fazendo outra linha horizontal.
Caricaturista. O caricaturista é especialista no desenho de pessoas, destacando os detalhes do rosto de cada pessoa.