Direito e religião se relacionam, apresentando pontos de semelhança e pontos de distinção, dependendo do ponto de vista. ... Já o Direito parte de pressupostos concretos e fornece segurança e proteção ao indivíduo nas suas relações entre os semelhantes e o Estado.
Ética é o estudo da moralidade, que define o que são comportamentos corretos. ... A ética religiosa está ligada ao realismo moral, pela qual os comportamentos corretos decorrem da vontade de Deus, que nos é dada através dos profetas, contendo a Bíblia e o Alcorão vários comandos decorrentes dessa revelação profética.
Em nossa sociedade, é uma tendência do ser humano defender, em primeiro lugar, os interesses pessoais, desrespeitando muitas vezes os parâmetros da conduta ética. A este último, o sábio teria atribuído a qualidade de ser integral em face do trabalho, como instrumento do bem comum. ...
Dentro da ética coletiva definem-se as prioridades de tarefa política, por fora da estrita épura do sucesso dos puros. São o dever da realpolitik, seus riscos calculados, que constituem demissões da moralidade, mas respostas à garantia das vigências da mudança.
substantivo feminino A parte da lei que determina as punições contra os que a desobedecem. A punição referente à desobediência ou à execução de uma lei. ... Ratificação ou comprovação que pode ser imposta por lei. Etimologia (origem da palavra sanção).
Sanção é um termo com dois significados diferentes, podendo significar tanto a punição pela violação de uma lei (pena), como também o ato de aprovação de algo por vias formais. A palavra sanção se originou a partir do latim sanctio, que etimologicamente significa “estabelecido por lei”.