É o mesmo procedimento para retirar mudas de bananeira. Abra uma valeta ao lado do broto até o ponto que identifique a ligação dele com o caule principal. Nesse ponto, use um facão para separar o broto e mantenha as raízes que vêm juntas para facilitar o pegamento da muda.
Se plantada em vaso, regar copiosamente durante o crescimento, em solo bem drenado, deixando a água do vaso escoar, sem o prato, a fim de evitar acúmulo de água e causar uma possível podridão radicular. Fazer limpeza da planta retirando folhas secas e brotos, para que fique uma planta única.
helicônia
Por exigir muito sol, á árvore-do-viajante deve ser plantada em um local aberto, que pegue sol na maior parte do dia. Por vir de uma região basicamente tropical, ela se adapta melhor a esses ambientes mais quentes e úmidos, não crescendo bem em locais muito frios.
Como cuidar da árvore-do-viajante O solo deve ser regado regularmente para que a árvore-do-viajante não fique em um ambiente seco, porém evitando o encharque da terra. Além disso, fazer a limpeza da planta retirando os galhos secos ajuda a manter a sua beleza e bom crescimento.
Aceita poda? - Como ela cresce em forma de leque ,apenas retirar as folhas laterais secas e brotos para deixar uma planta única.
Como podar a "Ravenala madagascariensis"
As folhas de bananeira podem se danificar por vários motivos, mas o mais comum é por conta das condições climáticas. Corte apenas as folhas e deixe a poda dos galhos ou do tronco para depois. Comece da camada externa das folhas e siga árvore adentro.
Germinação: - Mergulhe as sementes em água morna, e deixe de molho por 48 horas. - Use um vaso grande, de pelo menos 3 litros. - Enterre as sementes aproximadamente o seu próprio tamanho (1 cm).
Árvores como o coqueiro, por exemplo, podem ser um risco. Por isso, para evitar acidentes com quem estiver aproveitando a piscina, a recomendação é escolher plantas com frutos mais leves. Além disso, espécies que possuem copas altas e que não perdem as folhas ao longo das estações são as mais indicadas.
Como plantar e cuidar das Helicônias?
Caso especial - Banana: Com as bananas ainda na penca (para ficar mais fácil corte a penca em porções), passe sob água ou até lave com água e sabão/sanitizante. Mas muito cuidado para não soltar as bananas do cacho (do contrário, pode entrar sabão dentro e a banana vai passar do ponto em dois dias).
Ao se utilizar a irrigação localizada na cultura da bananeira, o volume de solo molhado, medido na faixa de 30 cm a 40 cm de profundidade, onde se concentram as raízes de absorção, não deve ser inferior a 40% da área ocupada por planta.
Uma curiosidade dessa cultura é que cada pé de bananeira só produz três cachos de bananas. Ou seja, depois da colheita, as bananeiras são cortadas e dão espaço para outra muda. O solo é cuidadosamente preparado com covas que são adubadas para receber o rizoma, que é o caule da bananeira.
Pé de bananeira dá nove cachos de.
O ciclo de vida da bananeira inicia-se com a brotação da muda e seu aparecimento ao nível do solo. Ou obtenção de mudas micropropagadas que são então transferidas para a área de plantio. Com seu crescimento há a formação da planta, que irá produzir um cacho cujos frutos são colhidos.
18 meses
Esse processo dura de doze a 24 meses, dependendo das condições do ambiente. Depois do cacho, nenhuma folha mais nasce. Como cada uma delas dura até 180 dias, mesmo se não for cortada a bananeira seca poucos meses depois do cacho ser retirado. Há ainda outro bom motivo para dar fim à planta idosa.
Banana Maçã – dá bem de janeiro a agosto, mas sua melhor época é de março a maio. Banana Nanica – tem sua época de agosto a novembro e também no mês de março. Banana Prata – março, maio, e, depois, de agosto a dezembro são os meses em que a intermitente produção da banana prata é boa.
O guia da fruta de época
Em uma mesma área, é possível contar com até dezenas de cultivares de laranja, pêssego, ameixa, caqui, figo, uva, jabuticaba, banana, nêsperas, abacate, pitanga, ingá, amora, fruta-do-conde, acerola, lichia, carambola, framboesa, amora-preta, mamão, maracujá, manga e de muitas outras frutas.
No outono, temos abacate, banana, caqui, coco, figo, goiaba, graviola, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, pera e uva. No inverno, temos banana, carambola, caju, caqui, coco, kiwi, laranja, maçã, mexerica, morango e uva.
Paluma?, entre a poda até o início da colheita dos frutos, variou de 189 dias (podas em novembro e dezembro) a 203 dias (poda em fevereiro). Independentemente da época de poda, as plantas submetidas à poda longa apresentaram maior emissão de brotos novos e maior número de ramos estabelecidos.
Colheita. As goiabeiras irão começar a dar frutas após dois anos. Muitas variedades, em regiões quentes, continuarão a frutificar durante o ano todo.
Como Comprar: Escolha goiabas firmes ao toque, sem manchas, marcas de batidas ou picadas de insetos, para saber se estão maduras observe a cor que deve ser verde-amarelado, ou seja nem muito amarelo nem muito verde, assim você consegue um fruta no ponto certo.