Fique atento a buracos, curvas, obras, sinais de luz de outros veículos, reconhecendo o perigo. Evite ficar atrás de ônibus e caminhões, pois eles dificultam a visibilidade no trânsito. Se não puder evitar, mantenha maior distância para eventual frenagem.
Para engrenar a ré, é preciso acionar o dispositivo de segurança da alavanca do câmbio. No exemplo (acima), o dispositivo é um anel que deve ser puxado para cima. O mais comum é a marcha à ré ficar na extremidade da esquerda, ao lado da 1ª marcha, como no exemplo acima.
Passo a Passo
Para sair de uma vaga apertada entre 2 veículos
Condutor Adeus medo de estacionar
Uma boa maneira de fazer isso é alinhar os retrovisores com os do carro ao seu lado....Vire o volante com precisão.
A primeira ação é acionar o freio de estacionamento (o freio de mão) e, só depois, colocar a alavanca na posição P (Parking). Mas, na hora de sair, a operação se inverte: primeiro, deve-se colocar a alavanca em D (Drive) e, só depois, solta-se o freio de mão.
“Estacionar de ré permite ao motorista um maior esterçamento das rodas, o que facilita a manobra”, afirma Roberto Manzini, piloto, especialista em segurança viária e membro do Conselho Estadual para Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte de São Paulo.
Você pode ir normalmente, mantendo a distância lateral que você se sinta segura. Você vai passar direto pela sua vaga e parar só quando o pneu de trás do seu carro ficar alinhado com o final da vaga do vizinho. Isso é necessário pois o pneu de trás do carro não vira quando você mexe no volante.