crossorigin="anonymous">
Os jovens se distraem com muita facilidade e os gadgets podem tornar a rotina da sala de aula estressante. Cabe ao educador usar os recursos ao seu favor para tornar a aula motivadora e manter o foco. Se mal utilizada, a tecnologia pode facilitar em excesso as tarefas dos estudantes.
A integração da tecnologia no âmbito educacional permitiu a criação de novos métodos e modalidades de ensino, de forma, a atender os mais diversos estilos de discentes, auxiliando na interação do professor com o aluno, e possibilitando um aprendizado alternativo.
Um dos maiores desafios da escola contemporânea é aprender a lidar com a tecnologia e transformá-la em aliada da educação. Os professores foram, são e continuarão sendo mediadores indispensáveis no aprendizado, o que não descarta a necessidade de aprender a lidar com a tecnologia.
Estamos testemunhando na sociedade contemporânea conflitos crescentes, de diversas ordens de grandeza e perspectivas. Guerras, terrorismo, fechamento de fronteiras, polarização de posicionamentos e projetos de sociedade têm em suas bases, além de interesses econômicos, divergências culturais e políticas.
O papel do professor deve ser o de ajudar o aluno a desenvolver sua aptidão do pensar, através da técnica do diálogo, estimular a capacidade cognitiva do aluno através do saber aprender, saber fazer, saber agir , saber conviver e se conhecer.
Diante disso, o que se pode observar é que o educador contemporâneo é aquele que busca despertar no educando a autocrítica, fazendo com que o aluno aprenda a ser um sujeito ativo, expondo suas opiniões sempre que necessário, pois diante das adversidades tanto aluno quanto professor devem se adequar ao novo, tornando – ...
A pedagogia contemporânea defende a ideia de que a construção de uma perspectiva de profissionalização docente envolve a dualidade “[...] sólidos conhecimentos da área específica e igualmente sólidos conhecimentos da área pedagógica”.
O educador deve assumir portanto, o papel de pesquisador. Outro elemento importante é a criticidade. A sociedade contemporânea exige que o professor assuma uma posição crítica dentro da sociedade, ou seja, venha a perceber-se como elemento constituinte desta e responsável pela sua mudança para melhor.
O artigo trata-se do processo de ensino e aprendizagem e como a prática do professor influencia este acontecimento. O processo de ensino e aprendizagem é definido como um sistema de trocas de informações entre docentes e alunos, que deve ser pautado na objetividade daquilo que há necessidade que o aluno aprenda.
O planejamento de ensino possui componentes básicos que são: os objetivos, o conteúdo, procedimento de ensino, recursos de ensino e avaliação. ... Esses objetivos são divididos em educacionais e instrucionais.
Segundo ele, existem pelo menos 7 tipos de aprendizagem diferentes!...Afinal, quais são os tipos de aprendizagem?
Quais são as práticas de ensino-aprendizagem mais comuns nas metodologias ativas de aprendizagem?
Segundo a teoria de Ausubel, existem dois tipos de aprendizagem escolar: a aprendizagem significativa e a aprendizagem memorística. A aprendizagem significativa é considerada pelo autor a mais adequada para ser fomentada com os alunos.
Para cada indivíduo, um tipo de aprendizagem
Os principais tipos de problemas de aprendizagem