As primeiras são os vestígios de civilização material: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos etc., assim como os documentos de diversas espécies. As fontes imateriais são os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore.
José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são: documentos textuais; vestígios arqueológicos e fontes da cultura material; representações pictóricas; e.
podem ser escritas ou não escritas, das mais diversas naturezas: cartas, documentos registrados em cartórios, diários, objetos, edificações, testemunhos.
Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.
O Código de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos é um instrumento arquivístico resultante da avaliação que tem por objetivo classificar os documentos de arquivo e definir os prazos de guarda e a destinação final desse conjunto documental, com vistas a garantir o acesso à ...
Compreende arquivos institucionais e pessoais. Os documentos que constituem os fundos são arquivos históricos e representam um legado para a pesquisa da história da Bahia.
1. Definição de Arquivo. ... Arquivos são conjuntos de documentos, entre eles escritos, fotográficos, microfilmados, mantidos sob a guarda de uma entidade pública ou privada. São utilizados como fonte de informação para as execuções das atividades de uma empresa/instituição e naturalmente refletem suas atividades.
Existem várias maneiras de se organizar os documentos, fundamentadas em quatro métodos básicos: alfabético, geográfico, numérico e ideográfico. O estudo das regras que compõem cada método é fundamental para que o concursando consiga resolver as questões sobre o assunto.
O trâmite para que documentos sejam eliminados é o seguinte: Avaliação pelo Arquivista, verificando se os documentos avaliados poderão ser eliminados, ou se deverão ser preservados. O Arquivista elaborará a Listagem de Eliminação de Documentos (Resolução CONARQ nº 7, de art.
Procedimentos para a Eliminação de Documentos Institucionais A Listagem tem por objetivo registrar informações pertinentes aos documentos a serem eliminados. Antes do preenchimento, consulte a normativa “Procedimentos para preenchimento dos campos da Listagem de Eliminação de Documentos”.
5 anos. Por sua natureza de relação de consumo, o prazo é definido pelo Código de Defesa do Consumidor, Lei.
Portanto, jamais descarte documentos diretamente no lixo sem antes torná-los ilegíveis. Primeiramente utilize um triturador de papel para triturar o documento, após isso, como grande parte dos documentos são feitos à base de papel, destine-os corretamente para a reciclagem.
Ao solicitar o serviço de Descarte Ecológico da Ecoassist, você recebe o Certificado de Destinação Final, atestando que sua empresa atuou conforme legislação nacional do meio ambiente. O documento garante que os resíduos foram descartados de maneira sustentável e receberam a destinação adequada.
O descarte de documentos é uma forma de destruição dos papéis que já cumpriram a sua função e não têm mais valor histórico ou funcional. Dessa forma, eles tornam-se inúteis para os objetivos que foram elaborados.