Constante elástica da mola A constante elástica mede a rigidez da mola, isto é, a força que é necessária para fazer com que a mola sofra uma deformação.
O significado físico da constante elástica é definido da seguinte forma: se a constante elástica de uma mola for, por exemplo, K=20N/cm, isto significa que uma força de 20N provoca nessa mola uma deformação de 1cm. ... A lei só é válida até o ponto em que a força aplicada ao corpo gera uma deformação elástica.
A força elástica é aquela que surge a partir da deformação (compressão ou distensão) de uma mola, ou de algum outro corpo com propriedades elásticas./span>
A constante de proporcionalidade designa-se por coeficiente de elasticidade e o seu valor inverso é denominado de módulo de elasticidade, ou módulo de Young. Geralmente, quando uma força é aplicada a um corpo, a deformação aumenta proporcionalmente até atingir um certo ponto, chamado limite de proporcionalidade.
Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:
Elasticidade é o percentual de alteração em uma determinada variável, dada uma variação percentual em outra. Pode ser relacionado com sensibilidade ou reação da variável em questão em relação a outras./span>
Em física e engenharia, o termo elasticidade designa a propriedade mecânica de certos materiais de sofrer deformações reversíveis, deformações elásticas quando se encontram sujeitos à ação de forças exteriores e de recuperar a forma original se estas forças exteriores se eliminam.
Algumas propriedades mecânicas importantes que podemos citar são; elasticidade, plasticidade, dureza, resiliência, ductibilidade, tenacidade, etc.
As propriedades físicas são propriedades específicas de determinada matéria. São aquelas que podem ser observadas quando há ação mecânica ou do calor (energia térmica). As propriedades que estudaremos são: Densidade, dureza, ponto de fusão, ponto de ebulição, calor específico, permeabilidade, condutibilidade./span>
As propriedades da matéria podem ser classificadas em físicas (podem ser observadas e medidas sem alterar a composição) ou químicas (transformam-se em outro material). A Química estuda os materiais, as transformações que eles podem sofrer e a energia envolvida nesses processos.
Que propriedades permitem reconhecer um material? Alternativa correta: d) densidade e viscosidade. ... Essas são propriedades específicas da matéria, que permitem diferenciar os materiais. Massa e volume são propriedades gerais e, portanto, qualquer material pode apresentar.