Remédios Alguns medicamentos a base de magnésio ou cálcio podem ser usados durante a gravidez para combater os sintomas de refluxo, como as pastilhas de magnésia Bisurada, o leite de magnésia ou o Mylanta plus. No entanto, é importante lembrar que todo medicamento deve ser tomado de acordo com orientação médica.
Sintoma muito comum na gestação, frequentemente no terceiro trimestre. O aumento do volume uterino, que desloca e comprime o estômago, associado ao relaxamento do esfíncter esofagiano, levam ao refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago, causando a pirose.
A azia na gravidez costuma aparecer no segundo e terceiro trimestre na gravidez devido ao aumento da produção do hormônio progesterona, que permite o relaxamento da musculatura do útero para permitir que ele cresça e comporte o bebê.
Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto causado pela azia durante a gravidez são:
Além dos alimentos listados acima, você também pode aliviar os sintomas da azia seguindo essas dicas:
Geralmente os sintomas de queimação vêm acompanhados de refluxo, ânsia e enjoo. Saiba o que causa o problema e algumas dicas para amenizá-lo. Queimação no estômago, dor de barriga, náuseas e enjoo antes e depois das refeições: estudos científicos apontam que 70% das gestantes apresentam azia na gravidez.
Muitas mulheres experimentam mais dor e mais frequentemente no lado direito do útero, uma vez que, durante a gravidez, o útero tende a mover-se ligeiramente para o lado direito. Sexo durante a gravidez também pode causar dor abdominal e dor lombar leve.
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.
A barriga da gestante começa a crescer e é possível sentir os primeiros movimentos do bebê. Os seios começam a se preparar para a produção de leite, aumentando de tamanho. A pele e o quadril também sofrem alterações.
Além da cólica abdominal, a mulher também pode notar que a barriga está um pouco mais inchada que o normal. Isso não acontece devido ao feto, que ainda está numa fase embrionária microscópica, mas sim devido à ação dos hormônios sobre os tecidos do útero e todo o aparelho reprodutor feminino.
O primeiro mês de gravidez é marcado pela adaptação da mulher à maternidade: seu corpo passa por profundas mudanças, assim como as emoções. Nesse período, você já pode sentir a barriga durinha e os seios mais inchados e doloridos. Os cheiros passam a se tornar mais perceptíveis, trazendo, com eles, náuseas e enjoos.
Nos três primeiros meses de gravidez
Estou grávida, e agora? Conheça os primeiros cuidados