Métodos ágeis: vantagens e desvantagens
Para compreender melhor os 4 valores do Manifesto Ágil:
Os três pilares do Scrum são a transparência, inspeção e adaptação, os quais detalho melhor a seguir.
Algumas metodologias ágeis são: Scrum; Feature Driven-Development (FDD) e Scaled Agile Framework (SAFe). ... Em oposição aos modelos tradicionais, as metodologias ágeis propõem ciclos de desenvolvimento curtos, com entregas bem definidas e foco na melhoria contínua dos processos e alinhamento da equipe.
As metodologias ágeis mais utilizadas
AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS ÁGEIS Em 2001, um grupo de programadores lançou o Manifesto Ágil, pregando uma metodologia que tem como objetivo satisfazer os clientes entregando com rapidez e com maior frequência versões do software conforme as necessidades.
Scrum
Metodologia ágil é um conjunto de técnicas e práticas para gestão de projetos que oferece mais rapidez, eficiência e flexibilidade. Seu objetivo inicial era agilizar o desenvolvimento de softwares, mas esses métodos extrapolaram o setor de tecnologia e hoje revolucionam a gestão de empresas de todas as áreas.
Por exemplo, o planejamento da metodologia ágil é de forma iterativa e incremental enquanto a da tradicional planeja com muita antecedência como será cada etapa do projeto. Dentro desta metodologia o mais utilizado e que provavelmente você já ouviu falar é o Scrum.
Por englobar orientações e métodos distintos que contribuem para que equipes desenvolvam soluções mais eficientes e dinâmicas, a metodologia ágil (também conhecida como metodologia agile) otimiza fluxos de trabalho, melhora a produtividade de projetos e eleva significativamente as perspectivas de sucesso do seu negócio ...
Metodologias ágeis são conjuntos de práticas que proporcionam uma forma de gerenciar projetos mais adaptável às mudanças. Elas são estruturadas em ciclos curtos sendo que, a cada novo ciclo, é entregue um conjunto de funcionalidades pré-determinado.
A Metodologia Ágil é uma alternativa ao modelo tradicional de gestão de projeto. O objetivo é auxiliar as empresas a lidarem com imprevisibilidades dentro de projetos, por intermédio de ciclos que estimulam maior interação entre consumidores e colaboradores.
Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente. Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.
Adaptive Software Development (ASD) ou Desenvolvimento de Software Adaptativo é uma técnica para o desenvolvimento de softwares, proposta por Jim Highsmith. ... Tem foco de atuação principalmente nos problemas de sistemas complexos, para grandes desenvolvimentos.
O principal objetivo das equipes ágeis não é entregar um produto final, segundo determinados requisitos, mas entregar valor para o cliente. Ou seja, entregar uma solução que traga os melhores resultados. Na prática, isso implica na priorização da felicidade do cliente, de sua satisfação.
As histórias que estão no meio do Backlog do Produto já devem possuir algum nível de detalhamento, mas ainda muito superficial. As histórias que estão do meio para baixo podem ser entendidas como épicos. Elas devem conter apenas algumas palavras para que ela seja amplamente entendida.
É bem verdade que uma abordagem ágil é mais flexível, pois o interesse tem a ver com a qualidade e com as entregas incrementais. Porém, isso não significa que a sua implementação deve ser feita sem qualquer visibilidade ou cuidado com o que virá a seguir.
A filosofia dos métodos ágeis é a de incentivar a inspeção e adaptação frequentes, o que promove a auto-organização, a comunicação constante, o foco no cliente, o maior trabalho em equipe e a entrega de valor.
Os 6 princípios mais importantes do Scrum
Passo a Passo da Implementação do Método Ágil
O Manifesto Ágil é um documento que foi criado em 2001 por profissionais do segmento de TI, que, apesar de pertencerem a áreas distintas, perceberam que havia opiniões sobre o desenvolvimento de software em comum entre eles.
O Scrum foi criado em 1993 por Jeff Sutherland e o nome Scrum é uma analogia a um estudo conduzido em 1986 por Takeuchi e Nonaka, publicado na Harvard Business Review. ... Ken Schwaber formalizou o processo para a indústria mundial de software no primeiro artigo sobre Scrum, publicado na conferência OOPSLA 1995.
Tudo começou com um grupo de 17 profissionais, que se reuniram no ano de 2001 para redefinir o modelo existente de elaboração de projetos. Com essa ideia, eles publicaram um documento chamado Manifesto Ágil, que seguia as práticas da Metodologia Ágil, que era anteriormente conhecida como métodos leves.
Em 1999, James A. Highsmith publica seu livro Adaptive Software Development. ... Eles decidiram usar o termo desenvolvimento ágil e criaram um manifesto que estabelece um conjunto de princípios e valores que devem ser adotados em projetos de software. A proposta é fazer o mínimo necessário com o máximo de resultados.