O fato que deflagrou a Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e sua esposa no dia 28 de junho de 1914. O arquiduque e sua esposa foram mortos a tiros em Sarajevo, capital da Bósnia.
As fases da Primeira Guerra Mundial foram divididas em três: a guerra de movimento, a guerra de posições e as ofensivas de 1918. A Primeira Guerra Mundial ocorreu no século XX.
Talvez, fosse mais adequado perguntarmos se houve vencedores. Não há dúvidas que a Alemanha foi a grande derrotada na Primeira Guerra. Quando a guerra acabou, Inglaterra, França e seus aliados foram aparentemente os grandes vencedores.
Resposta: As principais causas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram as rivalidades entre países herdadas do conflito anterior, a crise econômica decorrente da Grande Depressão, o surgimento de governos autoritários e nacionalistas e o expansionismo militar de algumas nações.
Resposta. O motivo da Guerra Florida era para capturar soldados adversários para depois fazer um tipo de sacrifício para os Deuses. Pelo que percebi era uma Guerra Ritual praticamente começa uma guerra atrás de prisioneiros para fins ritualísticos.
Resposta. A disputa entre os países mais ricos (Inglaterra, França e Alemanha) por terras na Ásia e África para exploração de suas riquezas, geraram problemas entre esses países. Cada um queria mais, para mostrar a força da nação.
O fato que deflagrou a Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e sua esposa no dia 28 de junho de 1914. O arquiduque e sua esposa foram mortos a tiros em Sarajevo, capital da Bósnia.
O estopim para a eclosão, que se tornou uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial foi o atentado contra o arquiduque Francisco Fernando. O fim da Primeira Guerra Mundial provocou a implosão de vários países e outros micro países surgiram, mas tiveram uma existência breve.
A causa imediata da eclosão do conflito foi o assassinato em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, do herdeiro do trono austro-húngaro, arquiduque Francisco Ferdinando, por um militante nacionalista sérvio.
O estopim para o início da revolta ocorreu quando Marcelino Rodrigues Menezes foi punido com 250 chibatadas sem direito a tratamento médico.
Atividade 1 - O que provocou a Primeira Grande Guerra? ... O estopim para o conflito foi o assassinato do herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro Francisco Fernando, que trouxe as nações para a guerra por conta de tratados de amizade e defesa.
O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs.
O estopim da revolta ocorreu quando o marinheiro Marcelino Rodrigues foi castigado com 250 chibatadas, por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais. O navio de guerra estava indo para o Rio de Janeiro e a punição, que ocorreu na presença dos outros marinheiros, desencadeou a revolta.
Os marinheiros foram presos na Ilha das Cobras sede do Batalhão Naval. Sentindo-se traídos, os marinheiros se amotinaram, em 9 de dezembro de 1910. A resposta do governo foi dura e a prisão foi bombardeada e destruída pelo exército, matando centenas de fuzileiros navais e prisioneiros.
Eles pediam o banimento definitivo dos castigos físicos, a melhoria dos locais de trabalho e a anistia a todos que faziam o levante. O Presidente achou justas as reivindicações que lhe foram apresentadas, acatou-as e deu por finalizada a questão.
Revolta da Chibata
A Revolta da Chibata foi organizada pelos marinheiros brasileiros que estavam em navios atracados na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
22 de novembro de 1910 – 26 de novembro de 1910